| 16/07/2007 08h59min
No quinto dia de competições dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, o Brasil tem tudo para aumentar o seu quadro de medalhas. A ginástica artística feminina e o tiro são as principais esperanças nesta segunda, que também pode ver o badminton comemorar sua primeira medalha no Pan e verá a abertura das competições da natação, além de finais de tiro, levantamento de peso e squash.
Na ginástica artística feminina, que terá as finais individuais a partir das 16h, o Brasil tem amplas possibilidades. O principal destaque, sem dúvida, é Jade Barbosa, que foi a segunda melhor colocada da fase classificatória, com 60,650 pontos, atrás apenas da norte-americana Shawn Johnson. O país ainda terá Daniele Hypólito (sexta), que tenta repetir o bronze de 2003 nesta prova, que reúne os quatro aparelhos da modalidade. Laís Souza foi retirada da final para se preservar para as finais por aparelhos.
No tiro, o país continuará pela manhã as disputas eliminatórias da fossa
olímpica. No primeiro dia de
competições, Roberto Schmits foi o brasileiro mais bem colocado, em quinto, seguido por Rodrigo Bastos. Os seis melhores colocados garantem vaga na final, que será disputada a partir das 15h. Outra grande esperança é Stênio Yamamoto, único classificado na modalidade para as Olimpíadas de Pequim-2008, que disputa a final da pistola livre. Também nesta segunda, acontecerão as eliminatórias da pistola de ar e da carabina deitado.
Já no badminton, duas duplas brasileiras podem fazer história, caso vençam seus jogos nas quartas-de-final nesta segunda. Guilherme Pardo e Guilherme Kumasaka enfrenta Kevin Gordon e Rodolfo Ramirez, da Guatemala, na dupla masculina. Se vencerem, garantem, no mínimo, a medalha de bronze. Na mesma situação, estão Paula Pereira e Thayse Cruz, que enfrentam as peruanas Jie Meng Jin e Valeria Rivero na dupla feminina.
No taekwondo, que no domingo conquistou a primeira medalha de ouro do país com Diogo Silva, serão duas finais. Na categoria feminina
até 67kg, o Brasil terá
Erica Adriane na disputa. E no masculino até 80kg, Carlos Izidoro tentará mais uma medalha para o país.
No levantamento de peso, acontecem nesta segunda as finais masculina da categoria até 77kg (sem brasileiros) e até 85kg (participação de Rafael Lima de Andrade). Na feminina, a briga por medalha se dará na categoria até 63kg (participação de Liliane Menezes). A esgrima verá a atuação de Athos Schwantes após o acidente no treino que tirou o irmão Ivan Schwantes do Pan. Além dele, o Brasil terá Fernando Van Linschoten e Patrício Runnacles na disputa de espada.
Coletivos
O beisebol, que no domingo estreou com o pé direito ao vencer a Nicarágua por 1 a 0, faz sua segunda apresentação contra República Dominicana, às 9h, no Riocentro. No pólo aquático masculino, o Brasil faz sua estréia diante do Canadá. No hóquei na grama, a seleção masculina estréia no Pan sem muitas perspectivas. A equipe enfrenta Argentina e não deve
oferecer muita resistência. Nos amistosos de
preparação pré-pan, o time sofreu duas goleadas: 7 a 0 para Cuba e 8 a 1 para os Estados Unidos.
No handebol masculino, a seleção faz sua segunda apresentação no Pan a partir das 16h. Depois de bater o Chile na estréia por 33 a 20, a equipe tem tudo para conseguir mais uma vitória contra o Canadá, às 20h, que a deixará bem perto da fase semifinal da competição. Já a seleção feminina de vôlei encerra sua participação na primeira fase contra o México, às 15h30min, após duas vitórias sobre Peru e República Dominicana. Também nesta segunda começam as eliminatórias do vôlei de praia, em Copacabana, com a estréia das favoritíssimas Juliana e Larissa contra as norte-americanas Brooke Hanson e Angie Akers, às 10 horas.
Natação
Já à noite, a partir das 19h, terá início a natação, com a disputa das primeiras eliminatórias. Nesta segunda, Thiago Pereira (que disputará sete provas no Pan e já tem cinco índices olímpicos), César
Cielo (também já garantido em Pequim nos 50m e 100m
livres) e Kaio Márcio são as grandes estrelas. Abaixo o roteiro e os brasileiros que vão disputar cada prova.
50m livre feminino – Flávia Delaroli e Rebeca Gusmão
100m livre masculino – César Cielo e Eduardo Deboni
400m medley feminino – Joana Maranhão e Larissa Cieslak
400m medley masculino – Diogo Yabe e Thiago Pereira
100m borboleta feminino – Daiene Dias e Gabriella Silva
100m borboleta masculino – Gabriel Mangabeira e Kaio Márcio
400m livre feminino – Manuella Lyrio e Monique Ferreira
100m peito masculino – Felipe Lima e Henrique Barbosa
Larissa e Juliana (E), levaram a prata na etapa de Berlim do Circuito Mundial no fim de semana e estréia hoje no Pan
Foto:
Maurício Kaye, divulgação
/
clicRBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.