| 16/07/2007 18h06min
Foi por pouco. Jade Barbosa liderava a competição no individual geral da ginástica artística feminina até o último rodízio. Mas nas barras assimétricas a brasileira cometeu um erro, caiu e deixou escapar por menos de um décimo a chance de subir ao pódio. Com isso, a brasileira terminou a competição em 4º lugar.
O ouro ficou com a norte-americana Shawn Johnson, de apenas 15 anos, seguida das compatriotas Rebecca Gross e Ivana Hong. As outras brasileiras na competição, Daniele Hypólito e Khiuane Dias, terminaram em 5º e 9º lugares respectivamente.
A participação de Jade na final de hoje teve vários obstáculos. Abriu sua apresentação na trave, ela caiu logo na entrada e ainda teve um desequilíbrio na saída. Segunda colocada geral na etapa classificatória, ela também não conseguiu repetir a boa atuação no solo, aparelho no qual havia sido a primeira colocada no sábado. Na final, ela pisou uma vez fora do tablado.
A ginasta teve ainda problema em sua pontuação no salto. A arbitragem calculou sua apresentação com apenas duas piruetas, quando seriam duas e meia, o que levou a comissão técnica brasileira a pedir a retificação. Com o aumento da nota, Jade pulou para a primeiro colocação, mas o erro nas assimétricas foi fatal. Abalada, a ginasta chorou, foi abraçada pelo técnico Oleg Ostapenko e ainda recebeu o carinho da torcida, mas terminou sem medalha.
Cortada do Pan devido a uma lesão no tornozelo esquerdo, a gaúcha Daiane dos Santos compareceu na Arena Multiuso para apoiar as amigas. No início da competição, ela ficou escondida da imprensa, mas durante o exercício de paralelas, ela entrou na área de competição e ajudou as companheiras a preparar o aparelho. Pendurada em uma das barras, Daiane recebeu muitos aplausos do público.
As brasileiras voltam a competir nesta terça-feira a partir das 13h50min nas finais por aparelhos. Jade Barbosa lutará por medalhas em todas os quatro aparelhos (solo, salto, barras assimétricas e trave), Laís Souza representa o Brasil no salto e nas barras e Daniele Hypólito disputa a final da trave.
No masculino, também a partir das 13h50min, o destaque é Diego Hypólito, favorito para ganhar o ouro no salto e no solo. O gaúcho Mosiah Rodrigues disputa medalha no solo, no cavalo e na barra fixa. Os outros representantes brasileiros são Danilo Nogueira (cavalo e barra fixa) e Luis dos Anjos (barras paralelas).
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.