| 22/07/2007 11h27min
O gaúcho João Derly venceu a luta contra o cubano Yordanis Arencibia no ponto de ouro – no qual quem pontua primeiro vence a luta – na categoria até 66kg. Ele passou para a semifinal e lutará contra o vencedor do confronto entre o chileno Felipe Nova e Carlos Figueroa, de El Salvador.
O duelo foi bastante equilibrado desde o início. Embora tenha sido uma luta movimentada, nenhum judoca conseguiu acertar um golpe no adversário, já que ambos se defendiam bem das investidas do rival. O placar foi inaugurado apenas a 40s do final do round, com uma punição de shido aplicada para os dois atletas.
O empate permaneceu até o término dos cinco minutos do combate e a decisão foi para o golden score. Derly mostrava mais iniciativa e, assim, arriscou três entradas no cubano. Arancíbia conseguiu se esquivar de todas, mas acabou sendo punido por falta de combatividade. Com o shido recebido, a luta foi definida a favor do brasileiro com 1min24 de golden
score.
Antes da luta de Derly, outros
brasileiros venceram e garantiram vagas no torneio. A brasileira Érika Miranda passou por cima da canadense Aminata Sall, obtendo um Ippon na disputa por uma vaga na semifinal na categoria até 52kg do judô dos Jogos Pan-americanos do Rio. Agora, a brasileira lutará contra a dominicana Maria García.
Já o lutador brasileiro Alexandre Lee levou a melhor contra o hondurenho Kenny Godoy nas oitavas-de-final. Alexandre derrotou Kenny por Ippon na categoria até 60Kg e foi para as quartas-de-final, mas perdeu para o cubando Yosmani Pike. Na repescagem, venceu a luta contra o guatemalteca Douglas Arevalo e agora disputará o bronze com o perdedor da luta entre o argentino Taraje Williams e o peruano Juan Postigos.
O Brasil já conquistou nove medalhas no judô, faltando apenas uma para alcançar o recorde de dez medalhas obtido em Santo Domingo 2003. Naquele ano, a modalidade subiu ao pódio dez vezes e foi a que mais ouros conquistou para o quadro de medalha verde-amarelo: cinco no
total.
Com os
resultados obtidos nos três dias de competição no Rio, o judô brasileiro já soma 94 medalhas em Jogos Pan-Americanos. São 24 de ouro, 26 de prata e 44 de bronze.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.