| 28/07/2007 22h07min
A medalha de ouro conquistada pela seleção brasileira de futsal nos Jogos Pan-americanos do Rio, neste sábado, marcou a estréia e despedida da modalidade no programa do evento. Incluída pela primeira vez na programação oficial por insistência do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o futsal não fará parte dos Jogos de Guadalajara/2011.
Menosprezado pelo presidente da Organização Desportiva Pan-americana (Odepa), que não o considera modalidade esportiva mas apenas um ramo do futebol, o futsal está com o futuro pan-americano nas mãos da Fifa. Apesar do revés continental, o título desta manhã colocou fim a uma longa espera por resultados importantes em competições internacionais. Desde 1996, a seleção brasileira não vencia um torneio internacional importante. Sua última conquista havia sido obtida no Campeonato Mundial, na Espanha.
Para ser campeã pan-americana, a seleção do técnico Paulo César Oliveira, o PC, passou invicta por cinco adversários. Venceu o Paraguai por 2 a 0, Cuba por 8 a 0 e a Guatemala por 4 a 1, na primeira fase. Na semifinal, massacrou a Costa Rica por 8 a 1, superando a Argentina na final por 4 a 1.
– Espero que esta seja a primeira medalha de muitas, mas se for a última fico feliz por ter conquistado – afirma o fixo Ciço.
– Para nós foi uma satisfação estar nesta competição – completa o técnico PC.
Para o capitão Vinícius, o orgulho pela conquista inédita é inigualável, independente do destino da modalidade no torneio. Segundo ele, o Pan-americano provou que o futsal está evoluindo em todo continente.
– A Costa Rica (quarta colocada) foi uma surpresa muito boa – elogia.
Permanecendo ou não na programação, o futsal já ajudou o Brasil na briga pelo terceiro lugar no quadro de medalhas da competição. A meta estabelecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) foi alcançada e com direito a recorde de pódios. Até agora já são 156 medalhas, sendo 50 de ouro.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.