| 29/07/2007 16h38min
A delegação cubana informou à Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) que a maior parte de seus integrantes ia deixar o Rio de Janeiro na noite deste sábado. A informação foi confirmada neste domingo por fontes da entidade.
A explicação dada por Cuba no comunicado enviado à Odepa para antecipar o retorno a Havana foi que a maior parte dos atletas tem compromissos na Europa. As fontes da Organização Desportiva disseram que nenhuma delegação tem garantida sua presença até o encerramento dos Jogos e que pode retornar a seu país a qualquer momento.
Já fontes do Comitê Organizador Rio 2007 afirmaram à Efe que estavam insatisfeitos com o retorno antecipado de Cuba, que fez com que na noite de ontem seus jogadores não se apresentassem para receber a medalha de bronze no torneio de vôlei masculino. O retorno antecipado da delegação cubana teria sido realizado por causa do temor de novas deserções.
Durante o Pan, Cuba registrou quatro casos de deserções: o do jogador de handebol Rafael Capote, do técnico de ginástica Lázaro Lamelas e dos boxeadores Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara.
Cerca de 160 atletas e membros da delegação cubana ainda estão no Rio e participarão da cerimônia de encerramento dos Jogos. Às 16h, depois de receberem credenciais da festa e bandeirinhas de um membro da delegação caribenha, os atletas e dirigentes entraram em cerca de 11 ônibus que começam a seguir para o Maracanã. As informações são do site GloboEsporte.com.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.