| 28/08/2007 20h07min
Depois de se transformar na capital mundial do surfe feminino por duas semanas com o Billabong Girls Pro Itacaré na Bahia, agora é o WQS masculino que volta ao Brasil para a estréia do Gatorade Surf Classic em São Francisco do Sul. Será o primeiro evento da ASP (Association of Surfing Professiionals) a ser realizado na região norte de Santa Catarina e os organizadores programaram várias atrações extra-competição para o público que for na Praia da Saudade, ou Prainha como é mais conhecida, no feriadão da Semana da Pátria. As disputas começam na quinta-feira dia 06 de setembro e vão até domingo em São Francisco do Sul.
O Gatorade Surf Classic distribuirá um total de 75.000 dólares em prêmios, tem nível 4 estrelas, a vitória vale 1.500 pontos no ranking e fecha a série mais decisiva na corrida pelas 15 vagas do WQS para o WCT do ano que vem. Ela foi iniciada em julho com vitória do paranaense Jihad Kohdr na África do Sul. Depois, passou pelos Estados Unidos, onde o joinvillense Jean da Silva, que mora em São Francisco do Sul, levou o Brasil até as semifinais em Huntington Beach e ficou em terceiro lugar no US Open of Surfing. Da Califórnia para o outro lado do mundo e Heitor Alves repetiu o resultado de Jean da Silva no igualmente 6 estrelas do Japão.
Nesta semana, todos estão em Portugal disputando a última prova nível 6 estrelas de 2.500 pontos da “perna européia” que termina domingo em Ericeira. Depois, na mesma semana do feriadão de 7 de setembro no Brasil, tem uma etapa nível 4 estrelas como o Gatorade Surf Classic na Espanha, mas os brasileiros voltam em massa para disputar em casa os mesmos 1.500 pontos no ranking em São Francisco do Sul. A expectativa é de que cerca de 90 surfistas participem da estréia da região norte de Santa Catarina no calendário do circuito mundial e outra etapa já está confirmada para inaugurar a “perna brasileira” de fim-de-ano em outubro na Praia Brava de Itajaí.
O Maresia Surf International está marcado para os dias 15 a 21 e na semana seguinte, de 23 a 28 de outubro, vem a segunda edição do Onbongo Pro Surfing na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Estes dois eventos têm nível 6 estrelas, valem 2.500 pontos e são os últimos importantes antes das duas etapas do Havaí que fecham a temporada e a lista dos 15 surfistas que vão completar a elite mundial do WCT em 2008. No momento, quatro brasileiros fazem parte deste grupo: Jihad Kohdr em sétimo lugar, Rodrigo Dornelles em oitavo, Heitor Alves em nono e o catarinense Neco Padaratz em 11.o.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.