| 10/09/2007 11h43min
Há exatos 35 anos, Émerson Fittipaldi colocou o Brasil no mapa mundial da Fórmula-1 ao se tornar o primeiro piloto do país a faturar o título da categoria. No dia 10 de setembro de 1972, o ex-piloto venceu o Grande Prêmio da Itália e se tornou o campeão mais jovem da história, marca que foi superada apenas em 2005 pelo espanhol Fernando Alonso.
A bordo de sua Lotus, Fittipaldi disputava o título com o então bicampeão Jackie Stewart e Jacky Ickx, respectivos pilotos da Tyrrel e Ferrari. O brasileiro teve sua vida facilitada pelo abandono destes dois rivais e caminhou tranqüilo para vencer a prova e deixar o traçado de Monza com os 61 pontos que lhe valeram o título com duas provas de antecedência.
Nesta mesma prova, outros dois brasileiros estavam presentes: José Carlos Pace e o irmão de Émerson, Wilson Fittipaldi Jr, ambos da equipe Brabham. Ao lado de Stewart e Ickx, os dois também abandonaram a prova, o primeiro por acidente e o outro com problemas na suspensão.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.