| 15/09/2007 20h59min
O Figueirense começa, neste domingo, um novo momento no Brasileirão. Com uma postura tática mais ofensiva e com um pensamento mais otimista do que o do antecessor,Mário Sérgio, Alexandre Gallo estréia no comando alvinegro diante do Juventude, às 18h10min, no Orlando Scarpelli. Um adversário direto na briga para evitar um rebaixamento, que seria catastrófico.
A rádio CBN/Diário transmite o jogo ao vivo. A partida também será acompanhada pelo Minuto a Minuto e pelo pay-per-view da NET.
Gallo não quer nem pensar na possibilidade de rebaixamento. Segundo o treinador, o momento instável do Figueirense na competição é normal. Ele acredita que as equipes estão niveladas na Série A e uma seqüência de bons resultados pode iniciar uma reação importante.
– Toda equipe passa por uma fase de irregularidade, isso é normal – comenta.
O novo treinador alvinegro teve uma semana para conhecer o grupo, avaliar características, estudar o adversário, imaginar a melhor estratégia e escolher as armas adequadas para o combate. Depois, ele poderá repetir a dose, já os dois compromissos seguintes têm o intervalo de uma semana. O problema são os adversários: os líderes São Paulo e Cruzeiro, ambos fora de casa.
Para a atual comissão técnica, atacante tem que chutar com as duas pernas e vai treinar para isso. Bola alta na área, movimentação dos volantes, aproximação com o ataque, ultrapassagem e cruzamento, cobrança de falta, pênalti, tudo é repetido, várias vezes. Um pouco do que parece ser o "estilo Gallo" de trabalhar, que agradou aos jogadores.
– No jogo contra o Atlético Mineiro, perdi uma oportunidade de chutar em um lance que poderia resultar em gol. O Gallo viu isso e pediu para que eu treinasse o chute com a perna esquerda – contou o meia Peter.
Pode parecer pouco tempo, mas o novo treinador quer que o time já tenha a sua cara no jogo contra o Juventude.
– Isso tem que acontecer. Não temos tempo, temos que antecipar algumas fases, eu já sabia disso. Temos que ter uma postura muito boa, trazer a torcida para o nosso lado e voltar para vencer — diz o treinador.
Pelo que pôde avaliar durante a primeira semana de trabalho, Gallo acredita que a equipe precisa melhorar em todos os setores. Quer o time com mais posse de bola e mais competência na hora de finalizar. Diz que ainda não encontrou um sistema ideal para o time que tem e que tudo vai depender dos atletas disponíveis, do adversário e do momento. Por enquanto, assim será o Figueirense:
– Temos que ter a nossa maneira de jogar ofensivamente. E defensivamente, temos que tentar nos moldar ao que o adversário propõe.
O adversário
o técnico do juventude, Beto Almeida, promoveu treinos fechados no clube caxiense durante a semana. No entanto, após esconder a equipe até esta sexta, o treinador acabou a divulgando para a imprensa. Devido aos desfalques na defesa – Régis e Wescley, lesionados, e Leonardo Silva negociado com o Exterior – a zaga será composta por Nunes e o estreante Danilo, que garante estar tranqüilo.
O meio-campo será formado por Julio César, Marcão, Lauro e Renato. A lateral-esquerda será ocupada por Zé Rodolpho, com o recém-contratado lateral-esquerdo Cazumba no banco de reservas. Ao seu lado devem estar André, Márcio Azevedo, William, Yannick e Tiago Cavalcanti. Após anunciar a equipe, Beto Almeida justificou a adoção dos treinos secretos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.