| 04/12/2002 23h50min
O Grêmio cumpriu em parte os planos que havia traçado para a temporada de 2002. De fato, chegar à decisão do Brasileirão ficou para uma próxima oportunidade. O time gaúcho precisava devolver a diferença de três gols aplicados pelo Santos no último domingo. Entretanto, o placar foi de apenas 1 a 0, com um gol de Rodrigo Fabri, que se tornou artilheiro da competição com 19 gols, ao lado de Luís Fabiano, do São Paulo.
Apesar da vitória não levar o tricolor às finais, a torcida empurrou, cantou e vibrou com a vaga para a Libertadores da América 2003, ano do centenário do clube. O Grêmio foi auxiliado pela vitória do Corinthians sobre o Fluminense por 3 a 2, que vai decidir o campeonato contrao Santos. Como o time comandado por Carlos Alberto Parreira já está assegurado no torneio continental e vai para a final contra o Santos, abriu-se uma vaga para o terceiro colocado do Brasileirão.
Tinga e Luís Mário jogaram no sacrifício. Mais uma vez o volante gremista atuou com a garra e com a raça característica, sem medo de disputar uma bola. Por sinal, dividiu todas com bravura, mas foi traído no segundo tempo pela contratura na coxa esquerda, que não o deixou jogar na Vila Belmiro. Ao pedir substituição, Tinga caiu em campo sem condições de permanecer em pé. Os companheiros Gilberto e Danrlei pegaram o valente Tinga no colo e o carregaram até a linha de fundo, para que Lauro entrasse em seu lugar.
Desta vez, os meninos da Vila, Robinho e Diego, foram muito bem vigiados. O capitão Roger deu segurança à defesa no jogo desta noite. A zaga estava desfalcada de Polga e Claudiomiro. Jogaram Adriano e Samuel. Este último, por sua vez, foi expulso novamente em uma partida no Olímpico ao dar uma entrada dura no meia Diego. O Santos também teve um jogador expulso: Maurinho.
Mas o time do técnico Emerson Leão ainda estava com a vantagem numérica quando Rodrigo Mendes, muitas vezes vaiado pela torcida durante os 90 minutos, fez uma bela jogada pela direita, driblou o marcador na entrada da área e cruzou. A bola saiu alta, mas Fabri pulou e com a perna esquerda esticada mandou para o fundo do gol de Fábio Costa. Foi o gol que carimbou o passaporte gremista para a Libertadores 2003 e garantiu a artilharia do campeonato ao meia.
Veja a galeria de fotos da partida
Fabri pula mais alto que a zaga para marcar seu 19º gol e ser o artilheiro do Brasileirão
Foto:
Paulo Franken
/
ZH
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.