| 06/10/2007 19h45min
Cinco equipes começam a disputar, neste domingo, o título da Copa Santa Catarina que termina no dia 2 de dezembro. Uma competição que garante ao campeão um lugar na Série C do Campeonato Brasileiro do ano que vem (Chapecoense, Joinville e Marcílio Dias vão correr atrás da vaga) e o direito de participar da Recopa, com campeões regionais de RS, PR e SP.
Além disso, vai servir de labotarório para Avaí e Figueirense. A dupla da Capital vai utilizar seus "times B", já pensando na próxima temporada.
O Figueira havia "aposentado" temporariamente o "time B", que foi utilizado na Série B-1 do Campeonato Catarinense de 2005. A base daquele time está atuando na equipe principal na atual temporada, como o volante Diogo e os zagueiros Edson e Felipe Santana.
A idéia continua a mesma: dar experiência aos jogadores novatos, testar novos valores e proporcionar ritmo de jogo àqueles atletas do "time A" que voltam de lesão ou cumprem suspensão. A equipe B vai utilizar a estrutura dos juniores. O técnico será Rogério Micalle, que já comandou o time principal durante o Estadual deste ano.
Verdão e Marcílio mudam e JEC mantém
As três equipes que vão brigar por vaga na Série C já vêm trabalhando há tempo. Enquanto Marcílio Dias e Chapecoense renovaram totalmente o elenco, o Joinville manteve a base do time que disputou o Brasileiro.
Uma chance para recomeçar. É como o JEC encara a Copa Santa Catarina. Além de manter a equipe em atividade após a eliminação na Série C do Brasileiro. Boa parte do elenco foi mantida e quatro jogadores foram contratados para reforçar o time: o zagueiro Robson, o lateral-direito Valentim, o volante Gionatan e o atacante Bruno Ferraz. O JEC estréia neste domingo, às 15h30min, contra o Marcílio Dias, em Itajaí.
Vencer a competição e garantir a vaga para Série C em 2008 é quase uma questão de honra para a equipe, que continua sob o comando do técnico Guilherme Macuglia. Na preparação, o time fez dois amistosos em Curitiba. Perdeu por 4 a 0 para o Atlético-PR e empatou em 1 a 1 com o Paraná.
Marinheiro aposta na motivação
O Marcílio Dias aposta na motivação para vencer o JEC na estréia e quebrar um jejum de 10 jogos sem vitórias sobre o adversário. O jogo marca a estréia do técnico Mauro Ovelha, que assumiu o comando do Marinheiro há um mês, quando os jogadores se apresentaram. O clube estava sem treinar desde maio. Dos atletas que participaram do Catarinense, apenas o goleiro Marcelo Vacaria e o zagueiro Rogério Prateat continuam no time.
Verdão reformulou o time campeão
Restam poucos dos campeões catarinenses de 2007 no time da Chapecoense. Dois foram para o Figueirense (Peter e Jean Carlos), três para o Criciúma (Adriano, Basílio e William Amaral), outros foram dispensados ou liberados. Do time que enfrenta o Avaí, neste domingo, às 16h, restam apenas cinco jogadores que atuaram na final: o goleiro Nivaldo, o zagueiro Cuca, o volante Maurício e os atacantes Fábio Wesley e Cadu.
As novidades são o lateral Galego, o zagueiro Júlio César e os meia Fabiano Souza, ambos do Sertãozinho-SP, e o meia Barbiéri, ex-Criciúma. O técnico Agenor Piccinin disse que pretende acertar o time durante a competição. Para o treinador, a Copa Santa Catarina é importante, pois foi a partir da conquista da competição no ano passado que a Chapecoense montou o grupo campeão de 2007.
DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.