| 06/12/2002 15h09min
Em meio à greve geral que lança o país em uma perigosa crise político-econômica, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, justificou nesta sexta, dia 5, sua ausência na 22ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercosul. O governante venezuelano desculpou-se por meio de uma fita enviada e apresentada aos representantes dos países da sul-americanos.
Chávez explica nas imagens que não pôde se deslocar ao Brasil devido à crise que afeta a Venezuela. Em uma das cenas, o presidente sauda "todos los hermanos presidentes y al compañero Lula".
A oposição venezuelana pressiona Chávez a antecipar as eleições presidenciais. No quinto dia da paralisação geral, a produção petrolífera do país, quinto maior exportador mundial do produto, está ameaçada. A estatal PdVSA, da capital Caracas, atua em ritmo desacelerado, e postos de gasolina já enfrentam problemas de abastecimento: em algumas regiões falta gasolina.
O presidente Fernando Henrique
Cardoso, ao lado do eleito Luiz Inácio Lula
da Silva, recebeu os presidentes da Argentina, Eduardo Duhalde, do Chile, Ricardo Lagos, do Paraguai, Luís Gonzales Macchi, do Urugaui, Jorge Battle, e da Bolívia, Gonzalo Sanches de Louzada, além de representantes do Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Com informações da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.