| 08/12/2002 16h09min
O presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, informou que o partido recusou o convite feito pelo PT para ocupar o Ministério das Comunicações. O convite, segundo Brizola, teria sido feito pela direção petista dias atrás. O pedetista argumentou que a recusa tem a ver com o processo conturbado à época da privatização do Sistema Telebrás.
Na opinião dele, o PDT não pode aceitar um ministério tão complicado como o das Comunicações, e a responsabilidade desta pasta tem de ser assumida por quadros do próprio PT.
– O setor de telecomunicações mudou muito depois das privatizações. Venderam uma idéia muito triste, despedaçaram o sistema, dividiram tudo e depois venderam. O sistema está todo bloqueado por contratos, o que impossibilita a colaboração do PDT em um governo que não é nosso, é do PT – disse Brizola, que esteve reunido neste domingo com líderes do PT.
Brizola garantiu que não foi feita contraproposta ao PT para que o PDT pudesse ocupar outra pasta. Ele assegurou também que não foram oferecidos nomes pertencentes aos quadros do PDT para ajudar na composição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Dirigentes do PT se reuniram neste final do semana com vários partidos para costurar alianças políticas. Além de Brizola, o presidente do partido, José Genoino, e o principal articulador político, José Dirceu, também estiveram reunidos neste domingo com presidente nacional do PMDB, Michel Temer. Após reunião, Temer admitiu pela primeira vez a possibilidade de seu partido ocupar dois ministérios no governo petista. No entanto, ele disse ainda não conhecer as pastas e os nomes que poderão ocupar os cargos.
A informação não chegou a ser confirmada pelos petistas. Segundo Dirceu, o PMDB precisa primeiro resolver seus problemas internos para garantir sua participação no futuro governo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.