| 19/10/2007 18h11min
Atualizado às 18h28min
O volante Gavilán foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta sexta-feira, por ter agredido o chileno Valdívia, no jogo Grêmio e Palmeiras. Enquadrado no artigo 253 (agressão), que prevê suspensão de 120 dias a 540 dias, Gavilán recebeu a punição mínima de 120 dias de suspensão e não joga mais pelo Grêmio neste ano. Sandro Goiano, foi absolvido por ter dado uma joelhada em Valdívia, no mesmo jogo, e poderá jogar domingo contra o Flamengo.
No seu depoimento no STJD, o paraguaio Gavilán disse que antes de ter dado o soco em Valdívia, o jogador deu um pisão no seu pé. Segundo o volante, desde o início do jogo com o Palmeiras, quando ele ainda estava no banco de reservas, Valdívia provocou os jogadores gremistas e o técnico Mano Menezes.
Gavilán, que ressaltou que tem 10 anos de carreira sem nenhuma ocorrência, admitiu que errou e que não teve uma "atitude
profissional" ao agredir o palmeirense.
O advogado do
Grêmio Rodrigo Cristini apresentou um vídeo com imagens de Valdívia cometendo faltas em jogadores gremistas. O advogado alegou que depois do soco de Gavilán, o palmeirense não precisou de atendimento médico. Para diminuir a pena de Gavilán, Cristini ainda tentou desqualificar a agressão e enquadrar o volante no artigo 255 (ato de hostilidade), com punição mais leve, de até três jogos de suspensão.
A procuradoria disse que Gavilán foi contraditório no seu depoimento, que a atitude dele foi "lamentável" e que "nada justifica a agressão". A relatora Renata Quadros votou na suspensão de Gavilán por 120 dias e na suspensão de Goiano por um jogo. Ela disse que "chamou a atenção a conduta violenta dos jogadores do Grêmio" durante o jogo com o Palmeiras. Na votação, Gavilán foi punido e Goiano absolvido.
Sandro Goiano podia ter recebido pena de até seis jogos de suspensão. Como foi absolvido pelo STJD, ele disputa vaga com Marcelo Labarthe no meio-campo para o jogo com o
Flamengo, no domingo, às
18h10min, no Maracanã.
— Deu tudo certo. O mais importante é que não fui punido e vou ficar à disposição para o próximo confronto contra o Flamengo no domingo — comentou Sandro Goiano após o julgamento.
O Grêmio disse que vai recorrer da decisão do STJD de suspender Gavilán por 120 dias. O advogado Rodrigo Cristini defendeu a equipe das acusações de que o time seria violento.
— O Grêmio joga na bola, vai para cima com virilidade, sem deslealdade. O Grêmio não é violento — defendeu o advogado.
Gavilán não quis dar entrevistas após o julgamento no Rio de Janeiro. O Palmeiras também recebeu como punição do STJD multa de R$ 3 mil pelo atraso no início da partida, no último dia 6.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.