| 09/12/2002 22h13min
Nesta terça, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, tem encontro com o presidente norte-americano, George W. Busho. Embora a agenda do encontro não inclua temas específicos, o comércio entre os dois países deve dominar a reunião. Bush receberá Lula às 9h50min (12h50min de Brasília) no Salão Oval da Casa Branca, local símbolo do poder presidencial americano, em Washington.
A partir do encontro, Lula tenta criar uma ponte para discutir com os norte-americanos os principais temas, políticos e comerciais, que devem estar na pauta de negociações nos próximos anos. Para Mercadante, secretário de Relações Internacionais do PT, o fato de o presidente dos EUA ter convidado um presidente que ainda não tomou posse para um encontro é uma deferência especial e indica que o governo Bush está disposto a ter um diálogo melhor com o Brasil. Embora Barbosa procure desmentir que a relação entre os dois países atravesse um período menos favorável, nos meios diplomáticos, a expectativa é que esse primeiro contato sirva para melhorar o clima, já que o presidente Fernando Henrique Cardoso não conseguiu estabelecer com Bush um contato tão feliz quanto o que manteve com o ex-presidente Bill Clinton.
A relação a ser estabelecida entre Bush e Lula será fundamental também para as negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), que já vem gerando tensões entre os países, por hora principalmente em relação a seus prazos. E Lula já mostrou que o fortalecimento do Mercosul será estratégico para seu governo, para aumentar o poder de fogo nas negociações do Brasil. Interlocutores do PT acreditam, inclusive, que Lula interceda junto aos EUA em favor da Argentina, papel que tem sido evitado por Fernando Henrique. O pedido teria sido feito pelo presidente Eduardo Duhalde durante a viagem de Lula à Argentina.
Depois do encontro com Bush e outros compromissos, Lula segue para o México na quarta-feira, onde se encontra com o presidente Vicent Fox. Já Palocci segue para Nova York, onde sua agenda ainda não foi confirmada.
Lula desembarcou por volta das 22h (horário de Brasília) desta segunda na Base Aérea de Andrews, em Washington. Lula fará uma uma visita de dois dias aos Estados Unidos.
Integram a comitiva o coordenador geral da equipe de transição de governo, Antonio Palocci, o deputado e senador eleito Aloizio Mercadante (PT-SP), a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, e o porta-voz de Lula, o jornalista André Singer. Ao contrário do previsto, a futura primeira-dama Marisa Letícia da Silva não acompanha Lula em sua primeira viagem aos Estados Unidos desde a eleição de outubro passado.
Lula e comitiva receberão um jantar na residência do embaixador do Brasil em Washington, Rubens Fonseca, onde ficarão hospedados.
Com informações da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.