| 25/10/2007 18h11min
O presidente do Parlamento do Iraque, deputado Mahmoud al-Mashhadani, advertiu a Turquia de que o governo iraquiano vai interromper o fornecimento de petróleo para o porto exportador turco de Ceyhan, caso o país vizinho cumpra suas ameaças de impor sanções econômicas por causa das ações dos guerrilheiros separatistas curdos.
— O norte do Iraque não pode ser pressionado. O Iraque é um país rico e, se houver pressões econômicas, nós vamos cortar o oleoduto de Ceyhan — afirmou Mashhadani durante visita oficial à Síria.
Depois de reunir-se com o presidente sírio, Bashar Assad, o deputado iraquiano ressalvou que "há um plano para mediação, e ele será anunciado no momento adequado, se as condições permitirem".
Na semana passada, Assad havia dito que a Turquia tem o direito legítimo de lançar ações militares contra guerrilheiros curdos no Iraque, mas ressalvou que a responsabilidade maior por esse problema é das forças de ocupação norte-americanas no
país.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.