| 26/10/2007 16h02min
O relatório do Grupo de Inspeção da Copa do Mundo de 2014, tornou público nesta sexta-feira, assegura que o Brasil "é uma escolha adequada para realizá-la", já que "possui o potencial necessário e demonstrou que é muito capaz de organizar um campeonato excepcional".
Às vésperas de o Comitê Executivo da Fifa proclamar, no dia 30 de outubro, o Brasil como organizador do Mundial, a Federação Internacional revelou o conteúdo do relatório elaborado por sua Comissão de Inspeção após a visita realizada em agosto ao Brasil, que restou como único candidato após a retirada da Colômbia.
A comissão da Fifa inicia o seu relatório com uma mensagem de seu presidente, o americano Hugo Salcedo, que assegura que sua visita lhe deixou a impressão de que, "sem dúvida alguma, o Brasil está comprometido a satisfazer as garantias requeridas na documentação de candidatura".
"O compromisso do Brasil com a organização da Copa do Mundo de 2014 ficou demonstrado em todos os
níveis governamentais", diz o
relatório, que destaca o "enorme entusiasmo do público", assegurando que o país dispõe de "instalações excelentes, embora sejam necessárias algumas melhoras".
O projeto brasileiro apresenta 18 estádios possíveis, 14 para reformar e quatro para construir, e o relatório apresentado ao Comitê Executivo elogia a infra-estrutura disponível para o transporte aéreo e urbano, sua capacidade hoteleira e seu sistema de telecomunicações.
A Comissão da Fifa fala também de um "orçamento bem elaborado", com um modelo que "consiste em dar prioridade ao financiamento privado na construção e remodelação dos estádios através de concessões a longo prazo e, eventualmente, a associações público-privadas".
"A finalidade é construir estádios modernos que atendam aos requisitos da Fifa, enquanto os fundos públicos serão direcionados à infra-estrutura básica, particularmente em segurança, aeroportos, estradas e hospitais", indica.
Embora a falta de
segurança em algumas regiões do país também ter
reflexo no documento, a Comissão de Inspeção afirma que "as autoridades têm a experiência necessária para melhorar a situação antes de 2014, assim como a determinação para controlá-la durante a Copa".
O grupo de inspeção da Fifa assinala que para a segurança da Copa "recebeu um excelente programa de trabalho de especialistas do Governo, o qual cobre todas as áreas principais, como os estádios, centros dos meios de imprensa e principais hotéis, e sem dúvida satisfaria todos os requisitos para o evento".
"Brasil é futebol, é a única nação que participou de todas as Copas do Mundo e a única que ganhou a competição cinco vezes. Estes fatos falam por si sós da rica tradição e a excelência futebolística deste país. O futebol 'samba' como costuma denominar-se, não se parece a nenhum outro no planeta. Os brasileiros são senhores da técnica, mas o que é ainda mais importante, adoram o jogo", conclui.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.