| 26/10/2007 19h19min
No primeiro dia com sol em Ubatuba, na Praia de Itamambuca, o paranaense Jihad Kohdr está bem próximo do WCT, a elite do surfe mundial, em 2008. Nesta sexta, em disputa da etapa nível 6 estrelas, que distribui US$ 125 mil em prêmios e 2.500 pontos, ele saiu-se muito bem na bateria. Agora, para ficar entre os melhores, basta passar mais uma bateria neste sábado para quebrar a barreira dos 11.500 pontos no ranking, que praticamente garante um lugar entre os 15 que sobem pelo WQS.
Para Heitor Alves, a situação é um pouco mais complicada. O cearense só atinge este objetivo se chegar nas semifinais. Alguns estrangeiros também podem sair do Brasil com o passaporte carimbado para o WCT 2008. O espanhol Aritz Aranburu, o australiano Kieren Perrow e o americano Gabe Kling, atingem tal feito se forem finalistas no domingo, enquanto os australianos Adrian Buchan e Shaun Cansdell, que já fazem parte da divisão de elite, confirmam suas permanências se forem o novo Rei do Onbongo Pro Surfing,
ou seja, se
sentarem no trono com a coroa de campeão na Cidade do Surf do litoral norte de São Paulo.
Outros ainda podem ingressar na zona de classificação para o WCT em Ubatuba. O catarinense Neco Padaratz defendia a última posição nesta lista dos 15 que sobem pelo WQS, mas foi eliminado na última onda surfada por Darren O’Rafferty no penúltimo confronto do dia e já saiu deste grupo com a vitória do australiano Shaun Cansdell na bateria que fechou a bela sexta-feira de boas ondas de 1 metro de altura na Praia de Itamambuca. Agora, suas últimas esperanças de permanecer entre os melhores do mundo é ficar entre os 27 que serão mantidos pelo ranking da divisão principal ou ainda buscar a classificação pelo WQS nas duas etapas nível 6 estrelas “prime location” de 3 mil pontos que vão encerrar a temporada no Havaí.
Dos 181 surfistas de 15 países inscritos na competição iniciada na terça-feira, só 24 de quatro nações classificaram-se para a única rodada de baterias formadas por três atletas que vai abrir o sábado em Ubatuba.
A primeira disputa por vagas foi vencida por Diego Rosa, catarinense que continua invicto na Praia de Itamambuca.
– Estou muito feliz porque já comecei bem a bateria com uma boa onda, logo na sequência peguei outra que deu para dar uma tranquilizada, mas fiquei ali bem perto deles para não deixar brecha prá ninguém. Usei bastante da tática e mantive a calma até terminar a bateria. Agora é manter a concentração nas próximas para tentar chegar na final aqui e o objetivo, claro, é vencer o campeonato principalmente por ele ser realizado pelo meu patrocinador – , deseja Diego Rosa, que não tem boa colocação no ranking mundial, mas quer dar uma subida para poder disputar as principais provas do WQS em 2008.
A etapa de Ubatuba fecha a “perna brasileira” de fim-de-ano do WQS (segunda divisão do surfe mundial).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.