| 10/12/2002 10h30min
Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deverão concordar com uma forte redução da oferta ao se reunir esta semana. A medida é uma tentativa de manter os preços do produto na faixa de US$ 25 o barril, afirmou a Arábia Saudita nesta terça, dia 10.
O ministro do Petróleo saudita, Ali al-Naimi, disse que está aumentando o apoio para que o cartel corte sua atual produção. Segundo ele, é preciso reduzir a produção em 1,5 milhões a 2 milhões de barris por dia (bpd).
A Opep está mais preocupada que haja um excesso de petróleo em 2003 do que com a ameaça de salto de preços devido a uma eventual guerra dos Estados Unidos contra o Iraque. Além disso, a greve geral contra o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, comprometeu as exportações do país.
O ministro saudita acrescentou que a Opep poderá assumir as exportações da Venezuela, se necessário. Uma decisão final sobre o corte no cartel depende de um consenso entre os ministros e aos dados da oferta do produto, que serão apresentados a eles na reunião da Opep desta quinta, dia 12, acrescentou Naimi. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.