| hmin
Preservando seu estilo tímido e contido, a senadora Marina Silva (PT-AC) evitou fazer o primeiro pronunciamento já como ministra do Meio Ambiente do governo Luiz Inácio Lula da Silva.
– Prefiro aguardar a declaração oficial no Brasil – disse ela a jornalistas minutos depois de receber a informação – Com certeza a lembrança do meu nome é uma homenagem à memória de Chico Mendes, à luta dos ambientalistas brasileiros, tanto do PT, quanto de toda a sociedade, e até mesmo de outros partidos.
Por coincidência, o Ministério do Meio Ambiente anunciou nesta terça-feira que a senadora Marina Silva foi a vencedora da primeira edição do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, na categoria "Liderança Individual". O prêmio é um reconhecimento à senadora por suas atividades em defesa da Amazônia ao longo dos anos em favor de modelos sustentáveis de desenvolvimento econômico e social. Os primeiros colocados em cinco categorias vão receber R$ 10 mil cada um.
Marina Silva estava no plenário do Senado quando foi informada pelos jornalistas que Lula havia a anunciado como ministra. Logo em seguida ela correu para seu gabinete e tentou, sem sucesso, conversar com o presidente eleito por telefone. Ela confessou que, logo após o anúncio de Lula, a primeira imagem que veio à sua mente foi a de Chico Mendes, quando, no passado, ele foi obrigado a fugir do Acre e pedir ajudar ao ser perseguido por empresários e fazendeiros.
O primeiro a parabenizá-la foi o governador reeleito do Acre, Jorge Vianna (PT). Para o governador, ao anunciar o nome da ministra em Washington, Lula teve a intenção de mostrar que em seu governo a questão ambiental terá o mesmo peso que as questões econômicas e sociais. Apesar de evitar dar detalhes sobre a montagem de sua equipe e de detalhar as primeiras ações à frente do ministério, Marina Silva afirmou que a questão ambiental no país precisa ser encarada com uma nova perspectiva.
– Compreendo que a política ambiental do país precisa viver um novo momento: sair daquela fase do que não pode fazer para a fase do como pode fazer da forma correta – afirmou Marina.
A senadora, que coordenou durante a campanha a elaboração do programa do PT para a área de meio ambiente e da floresta amazônica, afirmou que o desafio do governo Lula será criar instrumentos econômicos para viabilizar o desenvolvimento sustentável.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.