| 18/11/2007 21h08min
Sem brilhantismo coletivo, o Brasil empatou com o Peru em 1 a 1 neste domingo, em Lima, pelas Eliminatórias da Copa de 2010. O time comando por Dunga repetiu a fraca atuação da estréia, também fora de casa, contra a Colômbia — em três partidas, este é o segundo empate.
Com chutes de fora da área, Kaká abriu o placar aos 39 minutos do primeiro tempo, e Vargas empatou aos 25 do segundo. O resultado derrubou o time de Dunga para o terceiro lugar.
— No segundo tempo, perdemos bolas no meio e permitimos alguns contra-ataques. Precisamos melhorar o posicionamento — disse Dunga em entrevista depois da partida.
Na quarta-feira, o Brasil recebe o Uruguai no Morumbi, em São Paulo. Lúcio, que recebeu o terceiro cartão amarelo no final da partida de hoje, está fora.
O jogo
Apoiados pela torcida durante mais de metade do primeiro tempo, os peruanos imprimiram forte marcação sobre a saída
de bola brasileira. Tentaram compensar a diferença técnica com vontade. Aos
24 minutos, já tinham cometido nove faltas, contra apenas três do Brasil.
Tiveram certo êxito. Até os 30, a equipe de Dunga chegou apenas duas vezes ao gol de Penny, uma num chute de Robinho, aos 10, e outra com Maicon, aos 24, que escorou de cabeça levantamento da intermediária de Ronaldinho.
Além do passe ruim que saía da defesa brasileira para volantes e meias, o time todo se movimentava lentamente, abrindo poucos espaços. Jogadas de linha de fundo quase não houve. Aos 32, o Peru chegou a assustar. Em um cruzamento à meia altura de Guerrero, Pizarro se antecipou a Lúcio e bateu forte, sobre o gol de Julio César.
Contou a favor do Brasil a qualidade individual de Kaká. Aos 37, deixou Robinho livre dentro da área, mas o atacante bateu em cima do goleiro peruano. Dois minutos depois, o craque do Milan decidiu resolver sozinho. Recebeu de Maicon no meio e, de fora da área, bateu colocado. A bola encobriu Penny, mal colocado, e entrou no ângulo. Aos
44, Kaká quase ampliou em lance
parecido. Dessa vez, o goleiro conseguiu espalmar com as pontas dos dedos.
Sem alterações para o segundo tempo, o Brasil repetiu a estratégia do fim da primeira etapa, quando trocou passes e esperou o Peru. Pragmática, a Seleção postou-se na defesa, sob a ótica clara de apostar nos contra-ataques.
A idéia não funcionou enquanto Vágner Love, mais uma vez discreto, esteve em campo. Aos 22 minutos, Dunga tirou o centroavante e colocou Luís Fabiano, chamado para a vaga de Afonso, cortado por lesão. Por coincidência, foi aí que saiu o gol peruano. Em rebote da área, Vargas arriscou e a bola desviou em Lúcio: 1 a 1.
O revés incentivou Dunga a mexer outra vez. De imediato, tirou o improdutivo Robinho e colocou Elano, com a clara intenção de reforçar o poderio defensivo. O Peru seguiu no ataque, e o Brasil viveu de lances isolados na frente e da regularidade de Lúcio e Juan atrás. No final, o 1 a 1 acabou justo para um time que depende da genialidade de
Kaká, coisa que não apareceu no segundo
tempo.
Os melhores momentos:
Primeiro tempo
8 min - Primeiro chute a gol da partida. Farfán recupera a bola na intermediária de ataque peruana e arrisca. A bola sai alta, sobre o gol de Julio César.
10 min - Robinho recebe na esquerda de Ronaldinho, corta para o meio e bate da entrada da área. À direita do gol de Penny.
27 min - Ronaldinho levanta na área da intermediária, e Maicon, livre, cabeceia próximo do ângulo esquerdo, para fora.
32 min - Guerrero cruza a meia altura da direita, Pizarro se antecipa a Lúcio e bate forte, sobre o gol de Julio César.
33 min - Vágner Love recebe na direita, invade a área entre quatro marcadores e bate de esquerda. A bola sai rasteira, perto da trave direita de Penny.
37 min -
Kaká arranca pelo meio e acha Robinho livre na esquerda. O atacante recebe dentro da área, mas bate em cima do goleiro peruano.
39
min - GOL do Brasil. Kaká recebe de Maicon no meio e, de fora da área, bate colocado. A bola encobre o goleiro Penny, mal colocado, bate no poste e entra no ângulo.
44 min - Kaká recebe na ponta direita, dribla um marcador e bate colocado, da entrada da área, de esquerda. Penny se estica e, com a ponta dos dedos, espalma para escanteio.
Segundo tempo
11 min - Sola arrisca e Julio César defende.
22 min - Ronaldinho bate falta da intermediária. A bola vai no canto direito de Penny, que espalma para escanteio.
23 min - Depois de confusão na área peruana, a bola sobra para Lúcio, que bate de esquerda. Penny faz ótima defesa
25 min - GOL do Peru. Depois de cobrança de escanteio, a zaga brasileira afasta. Vargas pega de primeira de fora da área. A bola sai rasteira, desvia em Lúcio e
engana Julio César.
33 min - Luís Fabiano recebe levantamento da intermediária, sobre mais
do que o zagueiro e, da marca do pênalti, cabeceia no meio do gol.
39 min - Ronaldinho faz boa jogada pela esquerda, cruza, Elano faz um corta-luz, e Gilberto Silva, livre, da entrada da área, bate por cima do gol peruano.
47 min - Ronaldinho cobra escanteio, e Juan cabeceia na trave.
Eliminatórias, 3ª rodada _ 18/11/2007
Brasil
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Gilberto; Mineiro, Gilberto Silva, Kaká e Ronaldinho; Robinho (Elano, 28'/2ºt) e Vágner Love (Luís Fabiano, 22'/2ºt).
Técnico: Dunga
Peru
Penny; Salas, Acasiete, Rodriguez e Vargas; Lobaton (De la Haza, 20'/2ºt), Jayo (Mendoza, 16'/2ºt), Solano e Pizarro; Guerreiro (Palácios, int.) e Farfán.
Técnico: José Del Solar
Arbitragem: Carlos Torres, auxiliado por Manuel Bernal e Amelio
Andino (trio do Paraguai).
Gols: Kaká (B), aos 39 minutos do 1º tempo. Vargas (P), aos 26 minutos do 2º tempo.
Amarelos: Solano, Vargas e Mendoza (P); Lucio (B).
Local: Estádio Monumental, em Lima (Peru).
Vágner Love tocou pouco na bola e acabou substituído por Luís Fabiano no segundo tempo
Foto:
Paco Chuquiure, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.