| 22/11/2007 18h35min
Os atletas brasileiros já conhecem os índices de qualificação e os critérios de convocação da seleção brasileira para os Jogos Olímpicos de Pequim. Os índices são os estabelecidos pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). Já os critérios foram definidos pelo Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em reunião realizada em São Paulo.
Até este mês de novembro, 20 brasileiros estão qualificados. Porém, os atletas de pista e campo, que tenham alcançado o Índice “A” (mais forte) em 2007, terão que fazer pelo menos o Índice “B” até 20 de julho de 2008. Este é o prazo final estabelecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para inscrição de atletas do país nos Jogos de Pequim.
Cada país pode inscrever até três atletas por prova com o Índice “A”. Nas provas em que o país não contar com nenhum atleta com essa marca, poderá inscrever um atleta com Índice “B”.
Caso mais de três atletas obtenham o Índice “A” em uma prova, serão convocados o campeão e o vice-campeão do Troféu Brasil/Caixa 2008 (de 25 a 29 de junho), mais o líder do ranking brasileiro de 2008, até 20 de julho.
Em provas em que não houver atletas com Índice “A”, e houver mais de um atleta com o Índice “B”, será convocado o campeão do Troféu Brasil. Se este não estiver qualificado, será chamado o 1º do ranking, em 20 de julho.
Atletas que já têm o Índice “A” em 2007, nas provas de pista e campo, no masculino: Vicente Lenilson (100 m, 200 m), José Carlos Moreira (100 m), Sandro Viana (200 m), Fabiano Peçanha e Kleberson Davide (800 m), Hudson de Souza (1.500 m), Marilson Gomes dos Santos (10.000 m, maratona), Anselmo Gomes da Silva (110 m com barreiras), Fábio Gomes da Silva (salto com vara), Jadel Gregório (salto triplo).
No feminino: Lucimar Moura (100 m, 200 m), Fabiana Murer (salto com vara), Maurren Maggi (salto em distância, salto triplo), Keila Costa (salto em distância, salto triplo), Elisângela Adriano (lançamento do disco).
Revezamentos
Nos casos das provas de 4x100 m e 4x400 m – no masculino e no feminino – participarão as 16 melhores equipes (apenas uma por país), conforme o ranking de Resultados da IAAF, no período de 1º de janeiro de 2007 a 16 de julho de 2008.
Até o momento, a melhor posição do Brasil é no 4x100 m masculino: a seleção tem duas das melhores marcas do Ranking: 37.99 e 38.27, obtidas, respectivamente, na final e semifinal do Mundial de Osaka. A equipe teve Vicente Lenilson, Rafael Ribeiro, Basílio de Moraes Júnior e Sandro Viana.
Maratona e marcha
Na maratona masculina, maratona feminina e marcha 50 km masculina valem os índices podem ser obtidos de 1º de janeiro de 2007 a 11 de maio de 2008. Serão convocados, nestas três provas, os três primeiros do ranking brasileiro no período, desde que tenham Índice “A”. Se nenhum atleta tiver a marca, será chamado o 1º colocado, desde que tenha Índice “B”.
Com o Índice A na maratona masculina estão qualificados: 1º Marilson Gomes dos Santos, 2º Clodoaldo Gomes da Silva, 3º Franck Caldeira, 4º José Teles de Souza, 5º Geovane de Jesus Santos.
No feminino, duas atletas têm a mesma marca (Índice B): Marizete Moreira dos Santos e Sirlene Pinho. Ambas fizeram 2:39:08 – a primeira em Roma e a segunda em Buenos Aires. Se nenhuma atleta fizer marca melhor, o Conselho Técnico definirá a representante brasileira.
Nos 50 km marcha masculina, Mário José dos Santos Júnior tem o Índice B.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.