clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 01/12/2007 02h50min

TV digital: Porto Alegre entra na nova era em 2008

RBS TV já realiza testes em circuito fechado

Elton Werb e Marcelo Flach

A TV digital de alta definição em canal aberto já está próxima dos gaúchos — a RBS TV começará a transmitir o sinal digitalizado em 2008. A emissora realizou testes na segunda semana de novembro com uma transmissão em circuito fechado, no estúdio em Porto Alegre, do Jornal do Almoço. Foi possível conferir a mesma cena em duas eras tecnológicas: numa delas a imagem foi captada e transmitida para um televisor convencional (analógico). Como se anos-luz à frente, as apresentadoras do programa apareciam numa TV de alta definição, captadas por uma câmera preparada para esse padrão.

A diferença entre as duas imagens era muito maior do que ver um programa em preto-e-branco numa tela e em cores em outra. Os detalhes e o colorido da cenografia, as roupas e o rosto das jornalistas ficaram muito mais vivos - como se o telespectador estivesse acompanhando o programa na outra ponta da mesa.

Cenários atuais precisarão ser revistos, inclusive porque a proporção da tela muda. Os televisores analógicos são retangulares — focando uma cena mais quadrada. Os digitais, horizontalizados, mostram mais laterais. Apresentadores também não poderão vestir determinados tipos de tecidos, porque partes amassadas ficam salientes.

As novidades não ficam restritas aos estúdios. Diretores e técnicos de transmissões externas já estudam a nova linguagem. Num jogo de futebol, por exemplo, atualmente são necessárias três câmeras para pegar todo o gramado de uma vez. Na TV de alta definição, uma câmera capta de uma goleira a outra.

— A TV digital vai nos levar a repensar a cultura dos profissionais da TV — afirma Raul Costa Jr., diretor de telejornalismo da RBS TV e TVCOM.

Com tanta definição e qualidade na tela, pode ser necessário usar um recurso tecnológico para suavizar marcas e traços. Uma espécie de Photoshop (programa de computador para manipular imagens) em tempo real altera o tom da pele, escondendo rugas e poros. Cuidados na iluminação e maquiagem também entram como aliados para a imagem ficar homogênea frente a tanta tecnologia. E há o som, que saltará do padrão mono direto para cinco canais, como um home theater.

Todo o esforço valerá a pena, porque o telespectador receberá som e imagem sem comparação. Depois disso, ficará difícil voltar os olhos para o televisor tradicional.

Daniel Marenco  / 

Cristina Ranzolin, durante o Jornal do Almoço, em um monitor de alta definição (à esquerda) e a imagem analógica que foi ao ar
Foto:  Daniel Marenco


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.