| 01/12/2007 03h
A TV digital que faz a estréia no país no próximo domingo será captada somente na transmissão da televisão aberta. Para usufruir das vantagens da nova tecnologia — imagem de alta definição, sem fantasmas ou interferências e som com qualidade de CD — é preciso um televisor chamado de "full HD" (algo como pronto para alta definição). Modelos já foram lançados por dois fabricantes, porém, a venda está restrita a São Paulo, onde começa a transmissão digital no país.
Mas é possível usar um conversor para ver parte de toda essa evolução nos televisores atuais — tubo ou tela plana (plasma/LCD). É preciso ficar atento que nem todos os televisores digitais estão prontos para receber o novo modelo de transmissão, precisando também de um conversor.
Esse aparelho é necessário porque o sinal digital passa a ser enviado como se fosse uma linguagem de computador, em um código de números. A seqüência numérica garante a qualidade da transmissão, porque é interpretada pelo aparelho na
casa do telespectador da
mesma forma que saiu da emissora.
A implantação do novo padrão será gradual no país. Os atuais canais analógicos deixam de transmitir em 29 de junho de 2016. Depois disso, somente televisores com conversores ou prontos para alta definição vão captar TVs abertas. Além de imagem e som melhores, a nova tecnologia permitirá assistir a TV em movimento — no carro ou em celulares, por exemplo. Com um dispositivo conversor, a tela do laptop também pode mostrar os programas transmitidos em sinal digitalizado.
Uma dica:
Compre os equipamentos separadamente: uma antena UHF, um receptor digital e uma tela HDTV de 16:9 com resolução 720p e 1080i/p. A tela será o item mais caro, mas provavelmente durará muitos anos.
Os tipos de monitores de TV disponíveis no mercado:
• Analógico
Resolução 480 x 720, formato 4:3
São os aparelhos atuais de tubo
• SDTV (definição digital standard)
Resolução 480 x 720, formato 16
São aparelhos
digitais, normalmente com um sintonizador analógico (para os canais normais de 2 até 83) embutido. Sua resolução máxima é a baixa, o que elimina as resoluções em alta definição e torna a TV inútil caso você pretenda assistir a programas em HDTV.
• EDTV (definição estendida)
Resolução 480 x 852, formato 16:9
São monitores que transmitem alta definição na a proporção de 16:9. Podem ou não ter sintonizadores analógicos embutidos.
• HDTV (alta definição)
Resolução 1920 x 1920, formato de tela 16:9
São aparelhos capazes de transmitir HDTV com o máximo de definição e som 5.1.
• HDTV com conversor integrado
Resolução 1920 x 1920, formato de tela 16:9
Esses aparelhos têm um sintonizador digital para captar os sinais TV digital integrado em uma tela HDTV.
Fique ligado:
Os modelos lançados no mercado brasileiro até agora não são
compatíveis com o software Ginga, desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba, que fará a interatividade
da TV digital brasileira. Isso significa que aparelho com o dispositivo integrado pode ser tornar obsoleto.
Preste atenção em alguns nomes e siglas que identificam a saída do sinal do conversor
Foto:
Zero Hora
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.