| 18/12/2007 11h00min
Cerca de cem soldados de infantaria turcos estão hoje no norte do Iraque após terem entrado nesta segunda-feira à noite em território da região autônoma do Curdistão iraquiano, informou uma fonte militar iraquiana.
A fonte, que está destinada na zona fronteiriça entre Iraque e Turquia, disse que as tropas turcas cruzaram a fronteira em uma área montanhosa da província iraquiana de Erbil, supostamente em perseguição a rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), mas não houve confrontos, segundo as primeiras informações. Os soldados turcos, entre 90 e 100 estão com armamento leve.
Por outro lado, agência pró-curda Firat News informou que, às 5h (0h de Brasília), 500 soldados turcos cruzaram a fronteira entre a Turquia e o Iraque, perto da cidade de Semdinli, e enfrentaram rebeldes do PKK. Segundo o canal de televisão catariano Al Jazira, o número de soldados que entraram em território iraquiano é de 300.
Esta incursão ocorre um dia
depois de caças turcos bombardearem as
montanhas de Kandil, também no Curdistão iraquiano. Segundo um comunicado do PKK, os bombardeios provocaram a morte de sete pessoas, das quais cinco pertenciam a este grupo rebelde e duas eram civis.
Após os bombardeios, o Ministério de Assuntos Exteriores do Iraque enviou uma nota de protesto à Embaixada da Turquia em Bagdá contra os ataques turcos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.