| 18/12/2007 16h32min
A equipe Petrobras Lubrax apresentou nesta terça o contingente que atuará em sua 21ª participação no Rali Dacar. Ao todo, entre as categorias carro, moto e caminhão, serão sete os pilotos que largarão de Lisboa no dia 5 de janeiro e que lutarão para chegar intactos em Dacar no dia 20.
Com outras passagens pela mais perigosa prova off-road do mundo, Jean Azevedo (moto), Lourival Roldan (carro), André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec (caminhão) voltarão a atravessar o deserto do Saara representando o time brasileiro. A novidade de 2008 ficará a cargo das estréias de Rodolpho Mattheis, nas motos, e de João Franciosi, entre os carros.
Com apenas 25 anos, quatro deles dedicados ao rali, Rodolpho faz sua estréia no Dacar 2008 como o pupilo de Jean Azevedo. O petropolitano tem no currículo o bicampeonato no Campeonato Brasileiro de cross country (2005 e 2006), além de participações no Rali dos Sertões e no Rali Por las Pampas.
– Comecei a treinar com o Jean em agosto de 2005, e me mudei para São José dos Campos (onde mora o companheiro) em maio. Estou fazendo 100% da preparação para o Dacar com ele. Acho que, apesar da falta de experiência, de não ter quilometragem e visão de deserto, acho que o Jean já me passou bastante disso – disse Rodolpho, que ganhou elogios do professor.
– Há dois anos que eu venho treinando ele pra enfrentar esse desafio, então acho que ele está bem preparado para estrear no Dacar. O objetivo dele pra esse ano não é fazer nenhum tipo de resultado; é terminar a prova pra ganhar experiência e conhecer o deserto, para, no futuro, ele ter condições de voltar lá e brigar por posições na frente – disse Jean.
Para João Franciosi, a estréia promete ser menos complicada que a de Rodolpho. Campeão do Rali dos Sertões em 2006 e vice em 2007, o gaúcho radicado na Bahia será piloto do carro da equipe, que terá a vantagem de contar com o experiente Lourival Roldan como navegador.
– Se eu fosse estrear sozinho, com um navegador que nunca tinha andado, seria mais preocupante. Como ele tem experiência de quatro Dacar (2003, 2004, 2005 e 2007), eu posso me espelhar muito nele e muito nas informações que ele vai passar pra mim. O Dacar é uma prova totalmente diferente do Sertões, que eu estou acostumado a fazer. É uma prova bem mais difícil e com arapucas mais constantes – comentou o piloto.
Segundo os próprios pilotos, o orçamento da equipe Petrobras Lubrax para o ano de 2007 – que só se encerra com o Rali Dacar de 2008 – é de US$ 2,5 milhões. Ao todo, entre competidores e pessoal de apoio, a equipe contará com 17 pessoas na prova de janeiro.
O primeiro dos pilotos a embarcar para a Europa é André Azevedo, que encontrará o tcheco Mira Martinec já em Portugal. Por outro lado, o desfalque do time em 2008 ficará por conta de Eduardo Bampi, piloto dos carros e que cede a vaga a João Franciosi. Bampi se casa em maio e, para poder subir ao altar, não poderá tirar férias em janeiro, como de costume.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.