| 18/12/2007 17h35min
A sentença da Organização Mundial do Comércio (OMC), que afirma que Estados Unidos descumpriram a determinação de reduzir uma série de subsídios aos produtores de algodão, é "inconsistente" com a observação do mercado internacional. A afirmação consta em nota publicada nesta terça-feira pelo Conselho Nacional do Algodão (NCC), entidade que representa produtores e integrantes da indústria cotonicultora dos EUA.
— Não é possível afirmar que o algodão americano esteja provocando sérios prejuízos a quem quer que seja — afirma John Pucheu, presidente da NCC.
O órgão lembra que 85% da produção mundial da pluma e que mais de 95% do uso pela indústria têxtil ocorrem fora dos EUA. O Brasil abriu processo contra o país na OMC sob a alegação de que os subsídios para os produtores de algodão pressionam os preços internacionais da commodity, o que inviabiliza a competição dos agricultores de nações mais pobres. A NCC questionou os dados apresentados pelo Brasil, bem como a
execução das responsabilidades
do painel de controvérsias da OMC em encontrar um efeito "significativo" dos subsídios americanos sobre o comportamento dos preços.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.