| 20/12/2007 14h11min
A Petrobras espera alcançar ainda este ano o pico de produção de 2 milhões de barris de óleo por dia, informou o diretor financeiro e de Relações com Investidores da estatal, Almir Barbassa. Segundo ele, isso é "perfeitamente possível", apesar dos atrasos ocorridos durante o ano, com a entrada em produção ou parada de algumas unidades.
— Vamos certamente chegar a este volume ou muito perto disso — disse o executivo, lembrando que o recorde da Petrobras é de 1,94 milhão de barris por dia.
Para atingir este volume, a Petrobras conta com a entrada em produção, neste último mês, das plataformas P-52, P-54 e ainda o FPSO Cidade de Vitória que, juntas, têm capacidade para a produção de 460 mil barris por dia. Este volume, no entanto, só deverá ser atingido em meados de 2008, quando as três unidades estiverem operando em seu pico.
Para chegar a 2 milhões ainda este ano, essas plataformas terão que acrescentar à produção da estatal cerca de 240 mil barris
por dia, considerando a média
produzida em novembro, que foi de 1,76 milhão de barris diários. Essa produção indica aumento de 1,8% em relação à produção média de outubro, mas representa queda de 3% em relação ao registrado em novembro do ano passado, quando a extração média de petróleo no Brasil atingiu 1,814 milhão de barris/dia.
Além das três unidades que entraram em operação, a Petrobras conta ainda com o aumento do volume produzido pela P-50, que teve problemas técnicos em sua operação durante o ano; e apenas no último mês chegou próxima de sua capacidade de 180 mil barris por dia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.