| 23/12/2007 13h43min
A coalizão liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão declarou ter matado diversos talibãs hoje, ao responder, junto a soldados afegãos, a um ataque insurgente na província central de Uruzgan.
Em comunicado, o comando dos EUA no Afeganistão assegurou que suas forças e as do Exército afegão sofreram um ataque com fogo de morteiro e metralhadora quando faziam uma patrulha conjunta entre os povoados de Pasaw e Dosang, em Shahidi Hasas, no distrito de Uruzgan.
O Exército afegão perseguiu os agressores, que foram bombardeados pela aviação americana com projéteis de precisão, causando múltiplas baixas entre os insurgentes, informou a fonte.
O comando reafirmou a preocupação em evitar que o bombardeio causasse baixas entre a população civil.
O ano de 2007 foi o de maior violência no Afeganistão desde a queda do regime Talibã em 2001, com mais de 6 mil pessoas sendo mortas em bombardeios, combates e atentados suicidas ao longo do
ano.
Uruzgan recebeu ontem a visita do
primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, que inspecionou suas tropas na província e aproveitou para reiterar ao presidente Hamid Karzai que o país não abandonará a missão no Afeganistão.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, também realizou ontem uma visita natalina ao Afeganistão. Hoje, domingo, é a vez do primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, ir ao país.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.