| 29/12/2007 23h08min
As expectativas eram de muito equilíbrio na partida final do primeiro torneio da Superliga Masculina 2007/2008. Jogando em casa, além da disputa acirrada, os florianopolitanos contavam com uma revanche sobre o Minas. Para descontentamento dos catarinenses, não foi bem assim o resultado da partida.
Apesar dos pontos muito disputados e da apresentação marcada pela garra das duas equipes, o clássico deste sábado, entre dois gigantes do vôlei brasileiro, no ginásio Capoeirão, na capital catarinense, teve vitória do Minas sobre a Cimed por 3 sets a 1.
O equilíbrio entre os dois gigantes
O primeiro set começou e terminou no equilíbrio. As duas equipes mantiveram a pontuação próxima, porém a superioridade nos detalhes foi do time visitante – campeão da Superliga 2006/2007, título conquistado em vitória sobre a equipe florianopolitana no mês de março. A Cimed, comandada por Marcos Pacheco, chegou a salvar match points e igualar em 25 pontos, mas a recuperação tardia não foi suficiente para barrar o Minas, do técnico Mauro Grasso, que fechou em 27 a 25, em 36 minutos.
Com a segurança do primeiro set vencido, o Minas liderou o segundo do início ao fim. Não chegou a abrir grande diferença de pontos sobre a equipe florianopolitana e houve mais troca de bolas do que no primeiro set. Em 40 minutos, o Minas garantiu a vitória por 25 a 21.
O terceiro set foi diferente. A Cimed largou com vantagem sobre o Minas, que parecia estar acomodado desde os primeiros pontos. Embalado pela torcida, o time catarinense recuperou o entrosamento e forçou o saque — uma das principais vantagens da equipe — abrindo e conseguindo manter a diferença de 6 pontos, vencendo o terceiro set por 25 a 18, em 33 minutos.
Se adormeceu, o time mineiro acordou em tempo de conquistar o título, chegando ao quarto set com a força renovada e mantendo uma margem pequena, porém constante de diferença no placar. O mesmo equilíbrio do primeiro set dominou o quarto, mas novamente a superioridade nos detalhes deu a vitória e o título do primeiro torneio da Superliga 2007/2008 ao Minas, por 24 a 21.
Sistema de disputas diferenciado
O sistema de disputas da Superliga Masculina é dividido em quatro torneios, que compõem a fase classificatória em turno e returno. A segunda fase serão as quartas-de-final no sistema de melhor de três partidas, o que também ocorre com as semifinais. O título da Superliga de 2007/2008 será decidido em partida única.
Próxima fase começa em janeiro
A primeira rodada do segundo torneio começa em 3 de janeiro, quando a equipe da Cimed será recebida pelo Santo André, em São Paulo, e o Minas joga em casa contra Foz do Iguaçú.
No mesmo dia, a Tigre/Unisul vai a São Caetano enfrentar o time da casa; o Universo confronta o Purity, em Belo Horizonte; o Caxias recebe o São Bernardo; o Betim vai à Canoas (RS) enfrentar a Ulbra; e o Bento joga em casa com o Futuro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.