| 08/01/2008 17h02min
A adoção da unidade de controle eletrônico (ECU, em inglês) por parte das equipes da Fórmula-1 em 2008 dará uma vantagem prévia para a McLaren na próxima temporada da categoria. Pelo menos esta é a opinião de Jean Todt, que acredita que o time inglês – responsável exatamente pelo fornecimento da peça para todas as equipes – terá facilidade para adaptar seus carros ao novo padrão.
– Preferíamos que essa unidade de controle tivesse sido construída por outra companhia. Aceitamos a proposta apresentada pela McLaren e pela Microsoft por considerá-la mais econômica, mas está claro que é uma situação a ser analisada, já que é óbvio que, pelo menos a princípio, a McLaren terá uma importante vantagem no campeonato – disse Todt, ex-chefe de equipe da Ferrari e atual chefe de operações do time na F-1.
Por outro lado, outros membros da escuderia italiana acreditam que a rival prateada possa ter problemas neste ano exatamente por conta da eletrônica. Para Luca Baldisseri, engenheiro-chefe de pista do time de Maranello, Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen devem ter dificuldades com a ausência do controle de tração nos carros – mesmo ambos tendo alcançados resultados positivos na GP2 sem as ajudas eletrônicas.
– Acho que Hamilton terá uma temporada complicada com estas proibições – disse Baldisseri, em entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport. – Estou certo de que ele não poderá realizar a pilotagem da maneira que fazia. Apesar de ter sido campeão da GP2 sem o controle de tração (em 2006), ele atuava com pneus diferentes – completou.
Baldisseri, no entanto, criticou bastante a ausência do controle de tração na categoria em 2008.
– Você precisa ver apenas todas as funções que temos no volante para constatar que retrocedemos 10 anos no tempo. Mas espero que isto seja bom para o espetáculo – encerrou.
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