| 16/01/2008 02h17min
O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney ganhou as primárias no Estado de Michigan, nesta terça-feira, aumentando suas possibilidades de ser o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos nas eleições de novembro. Ainda antes do cômputo total dos votos, as redes CNN e NBC afirmavam que Romney havia obtido 40%.
O segundo lugar foi para o senador John McCain, com 30%. Em terceiro veio o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee, com 15%. O legislador do Texas Ron Paul recebeu 6% dos votos, o senador do Tennessee Fred Thompson, 4%, e o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani, 3%.
— Esta é uma vitória do otimismo sobre o pessimismo de Washington — disse Romney, quem na semana passada tinha sido derrotado por McCain nas primárias de New Hampshire — O povo de Michigan mostrou que acredita em alguém que vai lutar por ele. Agora nos vamos à Carolina do Sul, Nevada, Flórida a todos os 50 estados, até chegar à Casa Branca — acrescentou.
A vitória
de Romney foi aceita por seus dois
principais rivais.
— Ele trabalhou para conseguir esse resultado. Mas agora vamos ganhar na Carolina do Sul — disse Huckabee, vencedor nos caucus de Iowa no início do mês.
— Respeito a decisão dos eleitores de Michigan. Agora vamos continuar a luta — afirmou McCain.
Michigan antecipou sem permissão as suas primárias, tentando assim aumentar a sua relevância no longo processo eleitoral dos Estados Unidos. Mas o Partido Democrata decidiu que seus delegados não poderão votar na convenção que elegerá o candidato à Presidência. Em conseqüência, os pré-candidatos democratas não fizeram campanha no Estado.
Mesmo assim, Hillary Clinton decidiu não retirar seu nome das cédulas. Ela é a única entre os principais pré-candidatos democratas que se manteve na disputa, que na prática não tem muita relevância para o partido.
EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.