| 17/01/2008 14h40min
A 58ª edição do Festival de Cinema de Berlim, que será aberta pelo documentário de Martin Scorsese sobre os Rolling Stones, oferecerá uma ampla mostra de diretores da América Latina, como o brasileiro José Padilha, que concorrerá a um dos Ursos de Ouro com Tropa de Elite. A lista dos filmes que serão exibidos ainda não está completa, mas o cinema latino-americano garantiu representantes no festival, que acontecerá de 7 a 17 de fevereiro.
Entre os aspirantes aos prêmios está Tropa de Elite, de José Padilha. Dreznica, da também brasileira Anna Azevedo e Nadie, da argentina Belén Blanco, estão na mostra de curta-metragens. A seção Panorama incorporou na lista a estréia mundial de La Rabia, da argentina Albertina Carri. La Frontera Infinita, do mexicano Juan Manuel Sepúlveda, será exibido na seção Fórum, comunicou nesta quinta-feira a direção do Festival de Berlim.
A
co-produção brasileiro-francesa-uruguaia Maré, nossa história de amor, de
Lucia Murat, também será exibida na mostra Panorama. A mesma seção exibirá a co-produção entre México e EUA Sleep Dealer, de Alex Rivera. Além disso, a mostra trará a estréia de Madonna como diretora com o filme Filth and Wisdom.
Os filmes latino-americanos que foram selecionados expõem temáticas políticas e sociais, como a situação nas favelas brasileiras, em Tropa de Elite, e a onda de imigração em direção aos Estados Unidos, no caso de La Frontera Infinita. Na mostra Generation, dedicada ao cinema infanto-juvenil, há três títulos brasileiros: Mutum, de Sandra Kogut; Cidade dos Homens, de Paulo Morelli; e Café com Leite, de Daniel Ribeiro.
A retrospectiva do diretor espanhol Luis Buñuel inclui 40 filmes e lembrará a fase mexicana do cineasta, que tem alguns de seus títulos mais importantes, como O anjo exterminador (1962)
e Simão do Deserto (1965).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.