| 18/01/2008 18h15min
Depois de empatar em 2 a 2 no tempo normal, o Grêmio bateu a Ponte Preta nos pênaltis pelo placar de 5 a 3 e avançou às quartas-de-final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A partida foi disputada no Estádio Stravos Papadopoulos, na cidade de Jacareí.
Dhiego e Jhonatan marcaram os gols do Grêmio, enquanto Daniel e Amagno fizeram para os paulistas nos 90 minutos. Marcus Vinicius, Rafael Carioca, Júnior, Maílson e Jhonatan marcaram nos pênaltis e garantiram o Tricolor na próxima etapa da competição. O goleiro Fernando, que entrou no time após a expulsão de Matheus, defendeu a segunda cobrança da Ponte Preta.
O Grêmio irá enfrentar o São Paulo na próxima fase da competição.
O
jogo
Melhor posicionado em campo, o Grêmio tomou a iniciativa no início do duelo. A Ponte Preta errava muitos passes e proporcionava aos gaúchos a chance de atacar.
Sem a presença do goleador Rafael Martins, com lesão muscular, Paulinho, Roberson e Jhonatan se movimentavam muito no ataque e criavam boas chances. O Grêmio comandava completamente as ações quando, aos 13 minutos, na primeira chegada ao ataque do time da Ponte Preta, Daniel chutou sem chances de defesa para Matheus e abriu o placar.
Em busca do prejuízo, o time do Grêmio passou a pressionar ainda mais a equipe da Ponte. O lateral-esquerdo Marçal, que quase saiu de campo lesionado após uma dividida no meio-campo, foi o principal jogador da partida nos primeiros 45 minutos.
E foi dele a jogada que acabou resultando no gol de empate do Grêmio. O lateral-esquerdo deu uma meia-lua em um marcador e tentou o levantamento. A bola bateu na zaga e sobrou novamente para ele. Com o pé-direito, Marçal cruzou na cabeça de Dhiego, que testou para o fundo das redes da Ponte Preta.
O ritmo da partida caiu um pouco na segunda etapa. A jogada pela esquerda do Grêmio já não funcionava como antes e o lado direito era muito pouco acionado. Somente aos tres minutos o lateral Thiago chegou ao fundo e cruzou para Paulinho desviar, obrigando Edílson a fazer grande defesa salvando a Ponte Preta.
O segundo gol gremista saiu de uma jogada de bola parada na intermediária do time de Campinas. Aos 28 minutos, Jhonatan levantou, a bola passou por todo mundo, enganou a defesa da Ponte Preta e entrou.
A virada parecia que ia se confirmar, quando, aos 42 minutos, a zaga gremista falhou e o goleiro Matheus foi obrigado a fazer pênalti em Weller. O jogador gremista foi expulso e Amagno empatou a partida, levando a decisão para os pênaltis.
Decisão nos pênaltis
O goleiro Fernando entrou na vaga de Dhiego e defendeu a segunda cobrança da Ponte Preta, feita por Daniel. Com a vantagem, coube a Marcus Vinicius, Rafael Carioca, Júnior, Maílson e Jhonatan confirmarem suas cobranças e classificarem o Grêmio na Copa São Paulo.
O tricolor gaúcho jamais conquistou o título da competição mais importante da categoria no Brasil. Em 1992, o clube chegou a final, mas acabou perdendo para a Portuguesa, que tinha Denner como grande astro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.