| 23/01/2008 10h34min
Começou por volta das 9h45min, no Salão Oval do Palácio do Planalto, a reunião ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, chegou pouco depois da abertura oficial e já tomou parte do encontro. Ele teve um problema de canal em um dos dentes.
O presidente disse que não será discutido o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), porque os ministros Mantega e Dilma Rousseff (Casa Civil) fizeram uma longa explanação ontem. O presidente cobrou também um papel mais ativo dos ministros na interlocução com o Congresso Nacional.
— Eu queria fazer uma reunião mais política. A gente se reúne uma vez por ano e depois as pessoas não falam mais em política. A gente fica numa reunião longa que mais parece uma Santa Ceia — disse Lula.
O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, abriu o encontro às 10h com uma pequena exposição cobre a crise imobiliária nos Estados Unidos e a queda das bolsas. Ao final
do encontro, o ministro das Relações
Institucionais, José Múcio Monteiro, fará um relato do encontro, que deverá se estender até as 17h.
Ao total, 37 ministros participam da reunião, além dos líderes do governo no Congresso. Além da relação do governo com a base aliada, os presentes devem também debater os cortes no orçamento de 2008 que vêm sendo estudados pelo governo para compensar as perdas com o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
Esta é a primeira reunião ministerial do ano e a terceira comandada por Lula desde que foi reeleito, em 2006. A primeira ocorreu em 2 de abril do ano passado e a última, em 30 de agosto.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.