| 24/01/2008 09h14min
O francês Jo-Wilfried Tsonga fez jus a todo o excesso de confiança apresentado antes da partida e, na manhã desta quinta-feira, simplesmente atropelou o espanhol Rafael Nadal e se classificou para a final do Aberto da Austrália. Tenista que jamais faturou um título de simples na carreira, o atual número 38 do mundo espera agora pelo suíço Roger Federer como futuro rival no domingo.
Se era comparado a um top 5 ou até mesmo ao russo e ex-líder do ranking Marat Safin, Tsonga dominou o jogo de Nadal, segundo melhor tenista em atividade. Com domínio absoluto, o francês precisou de 1h57 para superar o espanhol por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/3 e 6/2.
Nadal foi o terceiro top 10 eliminado pela zebra ao longo do primeiro Grand Slam da temporada. Na estréia, ele havia superado o escocês Andy Murray, nono do mundo, e nas quartas-de-final a vítima foi seu compatriota Richard Gasquet, oitavo.
Na decisão, Tsonga se deparará com o vencedor da outra semifinal, entre o cabeça-de-chave número um Roger Federer e o sérvio Novak Djokovic, terceiro favorito, que jogam na madrugada desta sexta-feira.
Nadal, que tinha o sonho de se tornar o primeiro espanhol da história a avançar à final do Aberto da Austrália, viveu um pesadelo. Além de perder sets pela primeira – e última – vez na edição do evento em Melbourne, o Rei do Saibro adiou ainda mais a conquista de um título.
O espanhol, no entanto, poder deixa Melbourne com a sua melhor participação na carreira no primeiro Grand Slam do ano. Semifinalista, ele ainda aparecerá na próxima semana com 5.980 pontos no ranking de entradas, batendo o recorde do norte-americano Pete Sampras, que atingiu ao longo de sua abastada carreira pontuação máxima de 5.792.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.