| 24/01/2008 14h48min
O senador republicano John McCain, com 25%, e a democrata Hillary Clinton, com 42%, lideram as preferências dos eleitores da Flórida, cujas primárias serão na terça-feira, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta pelos jornais The Miami Herald e St. Petersburg Times.
Enquanto a pesquisa outorga uma ampla vantagem de 19 pontos percentuais a Hillary em relação ao senador por Illinois Barack Obama (23%), no lado republicano a disputa está mais apertada, já que atribui ao ex-governador Mitt Romney o apoio de 23% dos eleitores. Por outro lado, o ex-prefeito republicano de Nova York Rudy Giuliani, que em novembro tinha 36% de apoio na Flórida, caiu para terceiro lugar, com 15%, no que se considera um erro estratégico no enfoque de sua campanha.
A estratégia traçada por Giuliani consistiu em não competir pela vitória nos seis primeiros estados a realizar as primárias — Iowa, Wyoming, New Hampshire, Michigan, Nevada e Carolina do Sul — para se concentrar naqueles que têm
mais delegados.
Em quarto lugar, empatado com Giuliani, está o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, que em novembro tinha apenas 9% de apoio neste estado. No lado democrata, o ex-senador pela Carolina do Norte John Edwards aparece com 12%.
A mesma pesquisa destaca que a economia é a principal preocupação dos cidadãos, desbancando a Guerra do Iraque e a segurança nacional.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.