| 19/12/2002 22h05min
O Conselho Técnico do Campeonato Catarinense de 2003 se reúne às 15h desta sexta, dia 20, na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú, para definir o regulamento específico e sortear a tabela de jogos da competição estadual.
A proposta que deve ser aprovada sem grandes sobressaltos é a que foi apresentada pela Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina e que já foi previamente referendada na reunião do último dia 29 de novembro.
A fórmula coloca os seis clubes que tiveram melhor colocação no Estadual do ano passado no Grupo A, relegando os demais ao Grupo B.
As únicas vozes contrárias a este modelo são do Marcílio Dias e do Alto Vale, mas mesmo que apresentem uma proposta alternativa, são votos vencidos.
Como o voto qualitativo - o atual campeão, o Figueirense, tem 12 votos; o Criciúma, segundo colocado, tem 11, e assim por diante -, basta a aprovação dos quatro primeiros classificados em 2001 para aprovar o regulamento. E os seis do Grupo A são favoráveis.
A Federação se coloca à parte desta discussão.
– Tanto faz como tanto fez – dispara o presidente Delfim Pádua Peixoto Filho. – É até melhor para Marcílio e Alto Vale ficar no Grupo B, porque escapam da pedreira de enfrentar os grandes – completa.
O diretor jurídico Rodrigo Capela, que elaborou o regulamento a pedido da Associação de Clubes, diz que a fórmula não representa o desejo da entidade.
– A Federação só sugeriu a divisão em dois grupos, pelo calendário apertado, e a presença de seis times em cada, para facilitar a tabela.
O período de disputa da competição já está previamente definido pelo calendário anual da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entre 22 de janeiro e 23 de março.
A reunião de desta sexta deve servir apenas para votar a única proposta apresentada até o momento e sortear a tabela de jogos, que vai ser dirigida para evitar duas partidas em uma cidade no mesmo dia, casos de Avaí e Figueirense em Florianópolis, e Joinville e Caxias em Joinville.
O resto segue idêntico a torneios passados: a renda é do mandante, o primeiro critério de desempate é o número de vitórias, e por aí vai.
Uma novidade pode surgir ainda pela manhã, com a negociação do contrato para o televisionamento do campeonato. A reunião entre representantes da Associação de Clubes, da Federação e da emissora interessada também deve ocorrer na sede da entidade, em Balneário Camboriú, mas antes do Conselho Técnico.
– Estamos pertos de um acordo na sexta, quando tudo vai ser definido – garante Delfim Peixoto.
MAURICIO XAVIER / DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.