| 27/01/2008 10h15min
Novak Djokovic se tornou neste domingo o primeiro sérvio a vencer um torneio de simples da série Grand Slam, ao vencer o francês Jo-Wilfried Tsonga na final do Aberto da Austrália por 3 a 1, com parciais de 4/6, 6/4, 6/3 e 7/6 (7/2). Após receber tratamento médico na coxa esquerda por causa de cãibras que apareceram no terceiro set, Djokovic conseguiu vencer a partida após três horas e seis minutos.
A vitória deve garantir ao sérvio a terceira colocação no Ranking de Entradas, atrás do espanhol Rafael Nadal e do suíço Roger Federer, o líder. A ATP divulgará a classificação atualizada na segunda-feira. De acordo com o site da ATP, esta é a primeira final de um Grand Slam desde 2005 que não conta com a presença de Federer e de Nadal.
Apesar do grande apoio do público australiano, que espalhou bandeiras francesas pela arena Rod Laver, Tsonga não levou a taça, mas mostrou firmeza ao vencer o primeiro set da grande final. Até esta partida, Djokovic não havia perdido
nenhuma parcial durante todo o
Aberto da Austrália.
No segundo set, o sérvio começou demonstrando certo nervosismo, mas reagiu, quebrado o saque de Tsonga. O tenista francês jogou de igual para igual com Djokovic até o terceiro set, quando o sérvio mostrou estar mais confiante em seu jogo.
Na parcial seguinte, Tsonga desperdiçou um break point no 11º game, o que levou o jogo para o tie-break. O francês, mais agressivo, cometeu uma dupla falta e deixou Djokovic muito perto do título. Mantendo a concentração, o sérvio fechou o game de desempate em 7/2 e levou o título do Aberto da Austrália.
Após o jogo, Tsonga parabenizou Djokovic pelo título e agradeceu ao público que o apoiou durante o torneio. O último francês a vencer um torneio de simples masculino da série Grand Slam foi Yannick Noah, em Roland Garros, no ano de 1983.
Obviamente mais bem humorado, o sérvio disse que Tsonga fez um "torneio incrível" e que também mereceria vencer o Aberto.
— Estou muito feliz de ter vencido meu primeiro Grand
Slam aqui e espero poder vê-los de novo nesta mesma situação — disse Djokovic, em suas palavras ao público australiano.
O campeão lembrou da torcida sérvia e acrescentou:
— Sei que agora vai ser uma loucura em meu país.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.