| 29/01/2008 02h58min
Blanca González, a mãe do jornalista cubano preso Normando Hernández González, assistiu na noite de segunda-feira como convidada especial ao último discurso do Estado da União do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Acomodada na área de convidados ao lado da primeira-dama, Laura Bush, e de outras personalidades, a ativista cubana presenciou o discurso do presidente americano, centrado em temas como a situação econômica do país e a guerra contra o terrorismo e no Iraque.
Desde março de 2003, o jornalista Normando Hernández cumpre em uma penitenciária cubana uma pena de 25 anos de prisão por criticar em seus textos o governo cubano de Fidel Castro em temas como o turismo, a agricultura ou questões culturais. Sua mãe conseguiu em junho um visto humanitário, expedido pelo governo da Costa Rica, para tirá-lo da prisão, onde se encontra doente de tuberculose e com graves problemas de saúde.
Exilada política nos EUA, González está há quase cinco anos lutando para
libertar seu filho, que
perdeu mais de 13 quilos desde 2003 como conseqüência de diferentes doenças associadas a desordens gastrintestinais. Desde o primeiro mandato de Bush em 2001, várias personalidades assistiram como convidadas especiais ao discurso do Estado da União, entre eles o presidente interino do Afeganistão, Hamid Karzai, em 2002.
Mais recentemente se sentaram junto com Laura Bush o presidente do Conselho do Governo do Iraque, Adnan Pachachi, em 2004; a líder do Conselho Político Iraquiano de Mulheres, Safia Taleb al-Suhail, em 2005, e Wesley Autrey, um morador de Nova York que salvou a vida de um jovem no metrô da cidade no ano passado. O convidado mais peculiar foi Rex, um cão especializado na detecção de bombas, que presenciou o discurso em 2005 após ter sido ferido no Iraque.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.