| 30/01/2008 12h36min
As tarifas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) gaúcho costumam ser reajustadas no mês de fevereiro de acordo com variação a Unidade Padrão Fiscal (UPF) — de 4,36% neste ano. Alguns Centros de Formação de Condutores (CFCs) já informam quem procura os serviços que os valores vão mudar a partir de sexta-feira.
Com base em planilhas de custos das empresas, além do índice da UPF, o Sindicato dos CFCs do Rio Grande do Sul pediu ao Detran reposição de 6% sobre valores atuais. Para obter a primeira carteira de habilitação, por exemplo, o gasto hoje é de aproximadamente R$ 800.
— Houve dissídio coletivo, há aumento de piso de categoria, os veículos subiram de preço e os combustíveis tiveram pequenas correções — argumenta o consultor técnico da entidade, Eduardo Cortez Balreira.
Balreira, porém, não acredita em reajustes devido a descoberta de fraude no Detran. Em novembro, a Polícia Federal desencadeou a Operação Rodin, que constatou
superfaturamento nas taxas (detalhes no
infográfico abaixo).
No dia oito de janeiro, em entrevista à Rádio Gaúcha, a governadora Yeda Crusius anunciou que o valor das tarifas cairia em pelo menos 10%. O Detran ainda não se manifestou sobre o pedido do sindicato nem em relação a uma possível redução.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.