| 31/01/2008 14h50min
O Brasil começou bem a disputa do Zonal Americano da Federation Cup, em Medellín, na Colômbia. No primeiro desafio do Grupo I da competição, nesta quarta-feira e quinta-feira, contra o Uruguai, a equipe formada por Maria Fernanda Alves, Teliana Pereira, Fernanda Hermenegildo e Ana Clara Duarte, capitaneada por Carlos Alves, saiu atrás do marcador, mas virou o confronto com autoridade — foram três “pneus” (sets fechados em 6 games a 0) nos dois últimos jogos da disputa.
O confronto contra as uruguaias começou com Maria Fernanda Alves enfrentando Letícia Demichelli. A número 2 do Brasil, embora tenha endurecido o confronto, falhou nos momentos decisivos e cedeu o primeiro ponto ao Uruguai: 7/5 7/6 Demichelli.
A partir daí, as chances do Brasil ficaram nas mãos de Teliana Pereira, melhor tenista do país na atualidade, que não tomou conhecimento da número 1 uruguaia, Maria-Eugenia Roca-Recarey. A brasileira venceu por duplo 6/0, placar que, no tênis, é chamado de "bicicleta".
Na decisão de duplas, a superioridade brasileira foi escancarada mais uma vez, impulsionada também pela boa fase de Nanda Alves na modalidade. nanda e Teliana marcaram 6/1 e 6/0 sobre Roca-Recarey e Demichelli, marcando a primeira vitória da equipe em Medellín.
Depois de terem cumprido com suas responsabilidades contra o fraco time uruguaio, as brasileiras devem ter problemas contra os próximos dois adversários. Nesta quinta-feira, Teliana, Nanda, Ana Clara e Fernanda têm pela frente o Paraguai, encabeçado pela experiente ex-Top 100 Rossana de los Rios, atual número 120 do mundo. No único confronto entre Rios e uma brasileira, no ano passado, a paraguaia de 33 anos venceu Nanda Alves por 6/2 6/3, nas quartas-de-final em Albuquerque (EUA), do qual veio a sagrar-se campeã.
A outra jogadora de simples do Paraguai deve ser a jovem Adriana Pereira, de apenas 18 anos. Adriana encontrou no ano passado Fernanda Hermenegildo, em casa, na primeira rodada de um torneio de U$10 mil, em Assunção, e acabou eliminada pela brasileira em parciais de 6/3 6/4.
A equipe paraguaia ainda conta com Veronica Cepede, de apenas 16 anos e Maria Angela Ferreira, que não atua com freqüência desde 2005. Depois do Paraguai, o Brasil joga o último confronto do Grupo I contra as cabeças-de-chave de Porto Rico.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.