| 07/02/2008 21h46min
Para sobreviver à entressafra de datas importantes — período que vigora entre o Natal e o Dia das Mães — o varejo aprendeu a organizar promoções que tentam imprimir um ar festivo ao consumo. Com a entrada do Liquida Tchê em ação, nesta quinta-feira, a expectativa é ampliar os negócios do comércio em geral em cerca de 20% neste mês na comparação com fevereiro passado.
Inspirado no Liquida Porto Alegre e em promoções do gênero, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/RS) criou a campanha regional que envolve comerciantes e consumidores de 220 cidades do Rio Grande do Sul (um total de 45 mil pontos-de-venda). Na maioria dessas localidades, é a primeira experiência de uma liquidação conjunta. A idéia de grandes campanhas para estimular as compras em um período de queda nas vendas surgiu no final dos anos 80, em metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo, e se expandiu por outras capitais brasileiras nos anos 90, segundo o consultor Luiz Alberto Marinho, especialista em
marketing para o
varejo da BrandWorks.
Para treinar os pequenos lojistas, muitos dos quais sem experiência em organizar uma liquidação ou com pouco poder de barganha junto aos grandes fornecedores, a FCDL percorreu o Estado prestando consultoria para as entidades comerciais locais. Ao Liquida Tchê aderiram, por exemplo, lojistas de pequenas cidades, como Gramado Xavier e Ibirapuitã, com menos de 4 mil habitantes cada, e distantes mais de 200 quilômetros da Capital.
Mesmo onde as grandes campanhas de descontos já são tradicionais, como em Porto Alegre, o varejo segue incrementando os negócios sob o apelo dos descontos. A Câmara dos Dirigentes Lojistas da Capital (CDL) estima que as vendas do varejo no período de abrangência do Liquida Porto Alegre cresça entre 4% e 5%, atingindo R$ 614 milhões. A promoção começou no dia 28 de janeiro e termina no próximo dia 24.
Hoje, às 10h, a CDL fará o sorteio das dez organizações finalistas inscritas no Prêmio Liquida Social,
organizado com apoio da Parceiros
Voluntários. A organização escolhida por voto popular ganhará um prêmio no valor de R$ 10 mil. Em anos anteriores, a campanha já direcionou prêmios para a unidade de queimados do Hospital de Pronto Socorro (HPS) e para o Projeto Pescar.
Serviço
O que: Liquida Tchê
Quando: até 29 de fevereiro
Informações: www.fcdl-rs.com.br
O que: Liquida Porto Alegre
Quando: até 24 de fevereiro
Informações: www.liquidaportoalegre.com.br
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