clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 09/02/2008 17h44min

Judocas brasileiros vão mal no primeiro dia da Super Copa

Entre os homens, quem chegou mais longe foi João Derly

Em uma das últimas seletivas para a definição da equipe brasileira de judô que irá aos Jogos Olímpicos, a Super Copa do Mundo de Paris, nenhuma das judocas e dos judocas brasileiros conseguiu se sair bem no primeiro dia de competição.

Entre as mulheres, o melhor resultado foi obtido por Ketelyn Quadros, que chegou à segunda fase da repescagem na categoria até 57 kg e terminou na 5ª colocação. A brasileira venceu suas duas primeiras lutas, contra a polonesa Malgorzata Bielak e a norte-americana Valerie Gotay, mas perdeu para a austríaca Sabrina Filzmoser e acabou na repescagem.

Na etapa, Ketelyn obteve mais duas vitórias, sobre a sueca Maria Lindberg e sobre a alemã Yvonne Boenisch, mas não conseguiu se classificar para a disputa do terceiro lugar, pois perdeu para a japonesa Aiko Sato, com um ippon.

Pela categoria de até 48 kg, a também brasileira Sarah Menezes teve uma trajetória semelhante. A judoca venceu sua primeira luta, diante da francesa Clemence Aurore, mas foi derrotada na luta seguinte.  Na repescagem, Sarah conseguiu um waza-ari e passou pela portuguesa Ana Hormigo, mas foi derrotada pela alemã Michaela Baschin, ficando na sétima colocação.

A única judoca tupiniquim assegurada nas Olimpíadas de Pequim, Érica Miranda, teve um desempenho ruim na competição e foi eliminada na segunda luta, perdendo por ippon para a francesa Delphine Delsalle. Já a veterana Vânia Ishii não passou sequer do primeiro combate, quando perdeu para a taiwanesa Chin-Fang Wang.

Derly é o melhor entre os homens

Entre os homens, quem chegou mais longe foi João Derly, o único garantido em Pequim até agora. O bicampeão mundial estreou com vitória fácil diante do andorrano Dani Garcia, eliminado com um ippon em 50 segundos de luta, em luta válida pela categoria de até 66 kg, Na luta seguinte, o brasileiro voltou a vencer, dessa vez o ucraniano Serhiy Drebot. Derly só foi perder para o armênio Armen Nazaryan.

Na categoria de até 60 kg, Denílson Lourenço também teve dois êxitos, parando no terceiro combate, diante do cazaque Salamat Utarbayev. Já Victor Penalber perdeu logo na primeira luta, contra o moldávio Sergiu Toma, mas acabou caindo na repescagem pelo bom desempenho de seu adversário, que ficou com o ouro. Após uma vitória, Victor acabou caindo diante do sul-coreano Ki Chun Wang.

Domingo

Neste domingo competem Flávio Canto (-81kg), Maria Portela (-70kg), Hugo Pessanha (-90kg), Claudirene Cezar (-78kg), João Gabriel Schlittler ( 100kg) e Aline Puglia ( 78kg).

A Super Copa do Mundo de Paris é o primeiro evento do calendário da Confederação Brasileira de Judô a valer como critério de avaliação para a formação da equipe para as Olimpíadas. O desempenho dos judocas nas competições européias determinará o grupo. Até o momento, apenas João Derly (-66kg) e Erika Miranda (-52kg) estão garantidos.

GAZETA PRESS
Ismar Ingber / COB

João Derly já tem vaga garantida em Pequim
Foto:  Ismar Ingber  /  COB


Notícias Relacionadas

09/02/2008 15h46min
Judoca Ketleyn disputa bronze com japonesa na Super Copa
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.