| 12/02/2008 18h50min
O Yahoo! anunciou nesta terça-feira a compra da plataforma de vídeo online Maven Networks por US$ 160 milhões, uma operação que permite reforçar sua presença em um setor de rápido crescimento. O anúncio indica a intenção da empresa de dar continuidade a seus planos estratégicos, apesar da oferta da Microsoft para comprar o Yahoo! por US$ 44,6 bilhões.
O portal de internet informou a compra exatamente um dia depois de rejeitar a oferta da Microsoft e pouco antes de anunciar no Congresso Mobile World, realizado em Barcelona, um acordo de colaboração com a T-Mobile na Europa.
A companhia adquirida, com sede em Cambridge (Massachusetts, Estados Unidos), fornecerá a tecnologia necessária para que as empresas possam disponibilizar conteúdos de vídeo pela rede. Atualmente, esses conteúdos são distribuídos para mais de trinta veículos de comunicação, entre eles Fox News, Sony BMG, CBS Sports, Hearst, Gannett, Scripps Networks e Financial Times. Com a operação, o Yahoo!
reforça seus serviços de vídeo
pela rede e sua presença no mercado publicitário.
Em comunicado, a companhia disse que sua intenção é investir no crescimento do negócio da Maven e lembrou que já possui o maior serviço de conteúdos de vídeo de produção profissional e licenciados. "Está previsto que o vídeo será o segmento do mercado online com maior taxa de crescimento e a Maven ajudará significativamente a que o Yahoo! avance com sua estratégia, ampliando as oportunidades de vídeo para editores e aumentando a efetividade para os publicitários", afirmou hoje a companhia compradora.
O Yahoo! indicou que, segundo cálculos da Forrester Research, o setor do vídeo online movimentará em 2011 cerca de US$ 4 bilhões. O executivo-chefe da Maven, Hilmi Ozguc, afirma no mesmo comunicado que, nos últimos anos, a "Maven emergiu como uma plataforma tecnológica líder no mercado do vídeo e de publicidade, ao oferecer seus serviços a alguns dos maiores grupos midiáticos do mundo".
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