| 13/02/2008 16h01min
A Venezuela está recebendo aconselhamento e apoio moral dos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) na disputa judicial com a americana ExxonMobil, relativa à compensação pela nacionalização de suas instalações petrolíferas na Venezuela.
— Contratamos da Opep a nossa equipe de juristas e agora estamos contando com seus conselhos para enfrentar essa situação. Houve um sentido de solidariedade com a Venezuela, já que, mais uma vez, somos um país produtor de petróleo — disse o ministro do Petróleo e da Energia da Venezuela, Rafael Ramirez, em uma entrevista à emissora local de TV Televen. Ramirez revelou que a Venezuela buscou o aconselhamento na última reunião da Opep, em fevereiro.
— Já esperávamos que nosso país poderia enfrentar essa situação com uma companhia como a ExxonMobil — disse.
A estatal venezuelana de petróleo, PDVSA, interrompeu ontem todos os embarques para a ExxonMobil e suspendeu as relações comerciais com a
maior petrolífera do mundo. A PDVSA
descreveu a decisão como uma retaliação à medida recente da Exxon de congelar US$ 12 bilhões de ativos da Venezuela ao redor do mundo. A ExxonMobil buscava compensação pelos ativos que o presidente Hugo Chávez nacionalizou no ano passado, referentes à exploração do Rio Orinoco, no país sul-americano.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.