| 14/02/2008 10h48min
O governo da Sérvia se reunirá hoje para anular de forma antecipada a independência unilateral do Kosovo, que a maioria albanesa desta província pretende proclamar no domingo ou na segunda-feira. A decisão sobre a anulação do que consideram "atos ilegais" dos líderes albano-kosovares será ativada no momento da proclamação da independência unilateral em Pristina pelo Parlamento kosovar.
O governo da Sérvia apresentará sua decisão ao parlamento para seu debate e aprovação, e a sessão desta instituição deve acontecer no início da próxima semana. Além disso, informará imediatamente ao Conselho de Segurança e ao secretário-geral da ONU que "foram cancelados todos os atos ilegais de proclamação unilateral da independência". A Sérvia se opõe categoricamente à independência de sua província e aos atos unilaterais que considera uma violação do direito internacional e insiste que apenas o Conselho de Segurança da ONU pode decidir esta questão.
— É da máxima importância que a
Sérvia persista no
respeito ao direito internacional, em base ao qual poderemos defender nosso Kosovo como reza a Carta da ONU e a Constituição sérvia — disse o primeiro-ministro sérvio, Vojislav Kostunica, ao jornal Glas Javnosti.
Enquanto isto, em Pristina os líderes albano-kosovares terminam os preparativos para declarar a independência, em coordenação com os Estados Unidos e a União Européia (UE). Estes líderes afirmam ter a confirmação de uma centena de países que reconhecerão a independência.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.