| 15/02/2008 14h54min
A Copenhague e outras cidades dinamarquesas foram cenário de vários atentados de incêndio ao longo da noite e madrugada passadas, pelo quinto dia consecutivo, que causaram danos em diferentes níveis, segundo informou nesta sexta-feira a polícia.
Os policiais conseguiram deter até agora nove dos autores dos atentados e, de acordo com um porta-voz da polícia, foram incendiados vários veículos e contêineres de lixo, que culminou em um incêndio em um colégio da periferia da capital dinamarquesa.
A fonte acrescentou que os detidos, que têm entre 15 e 18 anos de idade, são imigrantes procedentes de países do terceiro mundo, e a ministra dinamarquesa de Justiça, Lene Espersen, anunciou "'mão dura para tratar os causadores dos distúrbios".
A polícia destacou que já existia uma situação conflituosa entre jovens imigrantes e os agentes policiais, reforçada após a recente detenção de três homens que planejavam um atentado contra um dos desenhistas
dinamarqueses de caricaturas de Maomé.
Os três detidos, dois tunisianos e um marroquino com passaporte dinamarquês, planejavam matar Kurt Westergaard, caricaturista do filme Jyllands-Posten, e foram detidos quando estavam na "fase inicial" dos preparativos para o atentado, segundo informou um porta-voz dos serviços de informação dinamarqueses PET.
Um dia depois da detenção dos três homens, os diários dinamarqueses voltaram a publicar a polêmica caricatura de Westergaard, na qual se pode ver uma imagem de Maomé barbudo e mal-encarado, levando uma bomba em seu turbante.
Nos protestos, foram incendiados veículos, contêineres de lixo e até um colégio da periferia da capital dinamarquesa
Foto:
Mogens Flindt, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.