| 19/02/2008 13h05min
O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), disse nesta terça-feira esperar que, após o afastamento definitivo de Fidel Castro da presidência de Cuba, "se restabeleça uma nova perspectiva para que Cuba viva plenamente a democracia". Depois de 49 anos no poder, Fidel Castro anunciou sua aposentadoria. O irmão dele, Raúl Castro, estava no comando de Cuba desde que Fidel se afastou por problemas de saúde, há quase 19 meses.
No domingo, a Assembléia Nacional de Cuba elegerá o sucessor de Fidel. Durante o encontro e de acordo com a lei cubana, os 614 novos deputados eleitos em 20 de janeiro — entre os quais figura Fidel — devem definir os 31 membros do Conselho de Estado, cujo presidente exerce a função de chefe de Estado e de governo.
O candidato mais apontado para a sucessão é o próprio irmão de Fidel. Raúl Castro, general de 76 anos, foi considerado "a mão direita" do ditador durante quase meio século em que Fidel ficou no poder.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.