| 21/02/2008 08h08min
O governo sérvio e diversos partidos políticos do país organizam hoje em Belgrado um protesto contra a independência do Kosovo, ao qual são esperados cidadãos de toda a Sérvia. O protesto, cujo lema é Kosovo é Sérvia, começará às 17h (13h de Brasília), com uma concentração em frente ao emblemático edifício do parlamento sérvio, em uma zona do centro da capital.
A manifestação prosseguirá com uma marcha em direção à catedral do país, onde será feita uma oração pelo Kosovo. O objetivo da manifestação, segundo os organizadores, é "canalizar o descontentamento e mostrar de maneira pacífica ao mundo que a Sérvia não aceita a independência do Kosovo".
O primeiro-ministro sérvio, Vojislav Kostunica; o presidente, Boris Tadic, e os líderes do Partido Radical Sérvio (SRS), o maior de oposição no Parlamento, pediram aos cidadãos que mantenham a calma e protestem "com dignidade", sem atos de violência. De acordo com as previsões, Kostunica deve ser o primeiro
a falar aos cidadãos, seguido
por Tomislav Nikolic, líder do SRS, e por várias personalidades da vida pública do país.
As escolas estão fechadas hoje na Sérvia e os trens transportam gratuitamente todos os cidadãos do país que desejem comparecer aos protestos em Belgrado. A Sérvia se opõe à independência unilateral do Kosovo, que considera uma violação flagrante do direito internacional e "uma injustiça histórica".
Belgrado anunciou que lutará por todos os meios políticos, diplomáticos e econômicos para recuperar o Kosovo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.