| 21/02/2008 21h40min
O São Paulo venceu o Paulista por 2 a 1 na noite desta quinta no Morumbi, em partida válida pela 10ª rodada do Paulistão. Com este resultado, a equipe de Muricy Ramalho retomou a posição dentro do grupo dos quatro melhores da competição, ocupando a terceira posição com 19 pontos. O time visitante, por sua vez, aparece na modesta 14ª colocação, com 11.
O São Paulo começou o primeiro tempo investindo no ataque, principalmente nas jogadas pelas laterais. Em uma delas, Zé Luís cruzou da direita para o meio da pequena área, onde o atacante Borges subiu mais alto que a zaga e cabeceou para abrir o placar no Morumbi.
Já o Paulista apostava nos contra-ataques em velocidade e nos chutes de longa distância, em tentativa clara de aproveitar o gramado molhado pela chuva. Aos 25 minutos, o artilheiro Neto Baiano tomou distância para cobrar falta e chutou muito forte de fora da área. O camisa 1 espalmou para o meio e o zagueiro Diego Padilha apareceu para empatar a partida.
Depois disso, o domínio da partida se inverteu. Com maior posse de bola, o time de Jundiaí passou a chegar com maior perigo. Já o São Paulo não repetiu o começo de jogo e o placar manteve-se empatado até o intervalo.
Para retomar a pressão, o técnico Muricy Ramalho optou em sacar o jovem Rafael, que fazia sua estréia nos profissionais, e colocar o experiente Carlos Alberto. No entanto, foi o Paulista quem conseguiu a primeira grande chance do segundo. Aos quatro minutos, Tiago Fraga cobrou falta da esquerda na segunda trave e Neto Baiano, sozinho, completou de cabeça para as redes. O árbitro Robério Pereira Pires seguiu orientação do assistente e anulou o gol, mantendo a partida empatada em 1 a 1.
O São Paulo não desanimou e lançou-se ao ataque. Aos oito, o time da casa teve duas chances consecutivas, a primeira tocada por Evertor contra a própria meta, atingindo a trave, enquanto a segunda foi desperdiçada por Carlos Alberto.
Aos 15, o artilheiro Neto Baiano aproveitou vacilo da defesa são-paulina e arriscou o chute por cima de Rogério Ceni, que estava na entrada da área, acertando o travessão. A partir daí, o jogo perdeu em velocidade e os lances de ataque ficaram mais raros. Aos 29 minutos, porém, o São Paulo repetiu a jogada do primeiro gol: Zé Luís cruzou e Borges cabeceou para fazer 2 a 1.
No final, o São Paulo passou a dominar a posse de bola e manter o Paulista longe da área de Ceni. As chances de gols ficaram mais raras, o que fez com que o placar se mantivesse favorável ao time do Morumbi.
O São Paulo agora volta suas forças para a Copa Libertadores, competição considerada prioridade no ano. A primeira partida será na próxima quarta, dia 27, contra o Nacional-COL em Medellín. Um dia antes, o Paulista atua pelo Estadual contra o Sertãozinho, em Jundiaí.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.